terça-feira, 15 de maio de 2007

OS BOLIVIANOS

Texto: Fernando Bonassi para a Folha de S. Paulo

Para muitos bolivianos, os brasileiros são tão imperialistas quanto os capitalistas dos EUA

OS BOLIVIANOS não são nada arianos nem são 100% pretos e podem mesmo lembrar alguns indianos com seus olhos puxados e tons acobreados... Bolivianos são originalmente "tiahuanacoanos", surgidos no altiplano há muitos e muitos anos...

Os bolivianos mais antigos já viviam nos Andes antes que o Império Inca fosse tomado e transformado pelos velhos imperialistas espanhóis. Os bolivianos até que se tornaram "algo hispânicos" com tantos séculos de imperialismo, mas os imperialistas hispânicos também foram cotidianamente transtornados por eles... Os índios bolivianos os deixaram em pânico com seus revolucionários ideais bolivarianos!

O arcaico imperialismo dos espanhóis os deixou em maus lençóis, roubando-lhes a prata e os cobres, assim como os modernos imperialistas latino-americanos os deixam sem gás e mais pobres.

Para muitos responsáveis bolivianos, os invejáveis "hermanos" brasileiros são tão imperialistas quanto os mais fordistas dentre os capitalistas californianos.

O dinheiro não tem pátria para tantos, mas os poucos bolivianos do planeta são tão zelosos de sua moeda que lhe deram por nome a própria nacionalidade. A nacionalidade de um boliviano poderá depender das oportunidades de ganho no supermercado internacional, mas duvida-se que um ser humano possa deixar de ser boliviano quando já o foi. O que é e o que foi um boliviano está na cara de cada um deles como não está na nossa aquilo que nós somos.

Os bolivianos colocaram na Presidência um índio que tem a inocência e a manha de mandar cumprir todo o prometido em campanha!

Para os mais "brazilianistas", basta dizer que o boliviano médio é uma espécie de cuiabano com tédio e paciência de baiano, pegada de pernambucano e idéias de paulistas modernistas, misturando sonhos de ordem indígena com o progresso alienígena das máquinas e hidrocarbonetos.

A dieta de um boliviano é rica em carboidratos e pobre em vitaminas, mas os bolivianos mais coitados da cordilheira serão menos felizes que os seus conterrâneos esfolados nas oficinas de costureiras do Bom Retiro, do Pari ou de Paris? Qual será a moda que esses estilistas masoquistas serão capazes de inventar com uma miséria como essas?!

Problema é que os bolivianos estão cercados de latino-americanos por todos os lados. São peruanos sindicalistas com projetos socialistas de venezuelanos stalinistas, são chilenos globalizados com dólares iraquianos dos norte-americanos, traficantes brasileiros armados por paramilitares colombianos que os atiçam para os lados pantanosos dos exportadores brasiguaios, quase tão bolivianos quanto os paraguaios...

Os bolivianos poderão ser incluídos no "Eixo do Mal" pelos empresários alemães da Argentina, caso soneguem o gás de suas usinas! Aliás, a instabilidade e o preço desses gases, naturais para os bolivianos, também já estão começando a atrapalhar a digestão, a mais-valia e as diversões dos patrões deste lado do Atlântico!

Certas atitudes de bolivianos excitados podem deixar até mesmo cubanas e mexicanas com vertigem, mas os bolivianos não mudarão suas leis de imigração em relação à sombra que recebem ou fazem na paisagem selvagem dos Estados Unidos.

Os bolivianos sabem muito bem que os guerrilheiros das batalhas mais famosas não encontraram a revolução, mas a desolação em suas "Sierras" aventurosas.

O território boliviano não tem saída para o mar, mas lhes dizem que sua saída está no subsolo, como se fosse um poço de desejos que é preciso cavoucar para realizar.

Existem pelo menos 20 brasileiros para cada boliviano!

Os bolivianos usam aqueles chapéus porque estão perto dos céus e carecas de saber que têm que ralar de sol a sol, mas poderão ficar muito doidos com todas essas folhas mastigadas para sobreviver!

Os usuários bolivianos farão as mesmas loucuras dos usurários cariocas com a coca chutada aspirada nas coberturas bacanas de Copacabana? Os bolivianos anexarão o Acre? Raptarão nativas mato-grossenses antes que virem prostitutas na rodovia dos Imigrantes? Cuidariam melhor da Amazônia Legal do que o mais ilegal dos juízes de nossa Capital Federal?

O fato é que os bolivianos não estão felizes com a parte que lhes cabe nessa "História" toda. Aliás, os bolivianos são apenas mais uma parte do esforço humano de prosperar, consumir, construir e destruir que devíamos admirar.

Os bolivianos são nossos "hermanos" e como todos conhecemos muito bem a família que temos, sabemos o quanto os irmãos podem ser amorosos e horrorosos uns com os outros... Mas não se iludam os mulatos brasileiros mais mundanos, que teimam em pintar-se de branco para o deleite dessa elite de suburbanos: somos todos bolivianos.

Nenhum comentário: