quinta-feira, 10 de maio de 2007

Oficina + Sarau

Marcelino Freire estará em Suzano no sábado
Às 20h, Centro Cultural receberá mais uma atividade literária: o sarau Pavio da Cultura

Divulgação

O escritor Marcelino Freire, ganhador do Prêmio Jabuti 2006, estará em Suzano neste sábado (12/5). Ele ministrará, das 10h às 17h, a oficina literária “Narrativas Breves”, promovida pela Prefeitura, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A atividade abordará pequenas produções (minicontos e crônicas).
Nascido em 1967 na cidade de Sertânia (PE), Marcelino Freire vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes (e divulgadores) da nova geração de escritores.Escreveu “Angu de Sangue” (contos, 2000), “eraOdito” (aforismos, 1998/2002) e “BaléRalé” (contos, 2003), publicados pela Ateliê Editorial. Em 2005, ele lançou “Contos Negreiros”, o primeiro pela Editora Record e vencedor do Prêmio Jabuti 2006 na categoria “Melhor Livro de Contos”.
Marcelino Freire é também editor, tendo idealizado e lançado, em 2002, a Coleção 5 Minutinhos, com livros inéditos distribuídos gratuitamente, de autores como Glauco Mattoso, Valêncio Xavier e Manoel de Barros. Em 2003, lançou a segunda versão da coleção, desta vez infantil, reunindo Luís Fernando Veríssimo, Ignácio de Loyola Brandão, Haroldo de Campos, entre outros.
O escritor participou de várias antologias no Brasil e no exterior. Alguns de seus contos foram adaptados para teatro e interpretados em especiais na TV. Em 2004, ele idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (Ateliê), reunindo microcontos inéditos de autores como Dalton Trevisan, Millôr Fernandes, Lygia Fagundes Telles e João Gilberto Noll. Representou o Brasil no III Encontro de Novos Narradores da América Latina e da Espanha, realizado 2003 em Bogotá. Foi um dos escritores convidados para a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2004, sendo apontado pela imprensa em geral como uma das “revelações” da Festa. Em maio de 2006, palestrou na Universidade de Parma, na Itália, onde seus contos estão sendo estudados e traduzidos (o seu Contos Negreiros foi objeto de tese na Universidade de Milão).
Freire participou ainda de diversas curadorias em eventos literários, como o Encontros de Interrogação e Autores em Cena, ambos no Itaú Cultural, em São Paulo. É dele também a idealização e realização do Balada Literária, projeto realizado durante quatro dias, em outubro de 2006, e que reuniu quase uma centena de escritores pelas ruas de São Paulo. Mantém o blogue www.eraodito.blogspot.com
Pavio da Cultura
Também no sábado, às 20h, a Secretaria de Cultura de Suzano realiza mais uma edição do Pavio da Cultura, sarau cultural já conhecido do público suzanense que conta com música, cinema, teatro, dança, poesia e muito mais. A poeta Cecília Meirelles será a homenageada nesta edição. O Pavio da Cultura também será no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682, Centro). A entrada é gratuita.
O escritor Marcelino Freire fará uma participação especial neste sarau.

Nenhum comentário: