sexta-feira, 23 de março de 2007

Cortes no Escola da Família - Revolta Popular - Manifestação

Governantes em guerra contra a inteligência popular
O programa Escola da Família teve metade de sua verba cortada e muitas escolas perderam o benefício graças à "boa intenção" do governador José Serra, que afirma que o corte foi feito por haver escolas em que a frequência no projeto era muito baixa e em outras o projeto precisava se fortalecer. Mas parece que não é bem isso que está acontecendo... Os voluntários bolsistas estao sendo articulados para outras escolas nem tão próximas assim como o governo afirma. Muitas regiões carentes de cultura perderam uma das únicas oportunidades de se aproveitar os fins de semana com atividades culturais. O corte foi tão grande que muitos dos beneficiados com projeto não vão poder mais participar porque as escolas escolhidas ficaram muito distantes.
O mapeamento das áreas mais necessitadas também não foi bem feito, as escolas mais periféricas da minha cidade (Itaquaquecetuba) perderam o benefício. Eu fico me perguntando, nunca ouvi reclamações sobre este projeto, o trabalho é voluntário e mesmo com os cortes supostamente "os gastos do governo serão os mesmos". A questão da frequência não é desculpa válida na minha opinião, afinal de contas quanto mais espaços sendo utilizados para a cultura melhor e, além do mais, todos nós sabemos que projetos culturais levam tempo para dar certo, leva tempo para as pessoas começarem a frenqüentar tais espaços, e isso porque alienação não leva tempo, mas conscientização leva e deve ser trabalhada com calma. É por essa e por outras que digo que os governantes querem nos ver burros.
Para mim todas estas desculpas hipócritas dadas pelo governo são só máscaras para as verdadeiras intenções dos políticos; sempre lucrar com tudo, tiram daqui com a desculpa de por ali, mas ali também o dinheiro nunca chega. Pois não podemos decidir o que fazer com nosso dinheiro, ele já tem destino certo: o bolso dos políticos.
Muitos dos voluntários não mais poderão dar continuidade a projetos que estavam muito bem encaminhados, muitos terão que desistir pela distância das escolas que foram transferidos e pela falta de motivação que os cortes provocaram. Mais crianças e jovens terão que passar o fim de semana na rua mesmo. É isso que o governo espera, com a desistência dos voluntários/bolsistas, ele lucra muito mais e perde a responsabilidade de pagar bolsas aos estudantes.
Por S.S.O

Texto da Zine rExistir
Depois de dois anos e meio de atividades na E.E Ver. Valter e quatro meses na E.E. Arizona ambas em Itaquá, temos que conviver com mais um covarde golpe dado pelo governador José Serra que fechou estas e diversas outras escolas para atividades que eram desenvolvidas nos finais de semana, comunidades que já não tinham acesso nenhum a cultura e lazer ainda tem que ver seus poucos espaços sendo discaradamente roubados, governantes que não fazem nada e nem deixam a comunidade fazer. Até quando?
Por Rodrigo (Zine rExistir)

ESCOLA DA FAMÍLIA - NOVA MANIFESTAÇÃO / PROTESTO - 30/03 - 10H00

Estamos marcando uma nova manifestação pró Escola da Família para:
DIA 30/03 - 10H00 - PRAÇA DA REPÚBLICA, EM FRENTE À SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
* Será a última tentativa de mobilização, se comparecer 1, 10, 100, 1000, 10000...ninguém será culpado pelo fracasso e ninguém será herói pelo sucesso.
* Cada pessoa (universitário, educador, monitor, fortalecedor,, comunidade etc.) é responsável pelo seu futuro.
* Se precisar... peça licença no trabalho, falte a aula, deixe seu compromisso para depois...o futuro de cada um que está em jogo.
* Se você achar que tem o poder de mudar seu futuro, e não ficar esperando que outro faça por você...tome ATITUDE...venha à manifestação.
* Cartazes, apitos, megafones, faixas, nariz de palhaço, garganta...tudo vale !
* Agora se você..universitário, educador, fortalecedor...for medroso, conformado, sem atitude, reclama e não faz nada, achando que não pode mudar o seu PRÓPRIO futuro...por favor fique em casa...esperando sentado o mundo passar.
* Não haverá carro de som, palco e nem líderes pré determinados, todos serão líderes de si mesmo.
* A propaganda desta manifestação será boca a boca, todos serão encarregados de levar gente.

por Movimento Popular Pró Escola da Família (MPDEF)

Nenhum comentário: