quarta-feira, 18 de abril de 2007

Slam - Movimento que inspirou o Poesia das Ruas

fonte da imagem: www.poetryslam.org.uk/slam.html
O Poesia das Ruas pretende se inserir no movimento poético social que nos Estados Unidos se denomina Slam ou Spoken Words. Surgido em Chicado em 1985 por iniciativa do escritor Marc Smith que organizava competições de poesia no Bar Green Mill, o Slam, ganhou popularidade com o filme homônimo de Marc Levin no final da década de 90. O sucesso deste filme na Europa propagou o Slam no Velho Continente, principalmente na França, fazendo de Paris a Capital mundial dos slameurs, como se define por lá, os poetas urbanos adeptos do Slam.

Em São Paulo há uma cena forte de saraus, mas não há registro de um evento que enalteça a poesia do rap com declamação, sem música. Há importantes eventos como a rinha de MCs promovidos pelo rapper Crioulo Doido no Grajaú, Zona Sul de São Paulo, mas um sarau só para rapper recitar suas letras, talvez o Poesia das Ruas seja o primeiro.

No Brasil a polêmica em torno do estatuto poético da letra de canção é antiga. Este debate porém, se restringe as hostes da MPB e dos poetas.

Acreditamos que o Rap foge a essa polêmica. Já que é na própria essência uma poesia, como o próprio nome sugere: ritmo e poesia.

Enviado por Adriana Barbosa (Ação Educativa)

Nenhum comentário: