terça-feira, 17 de abril de 2007

Relato do 2º Encontro Eco-Cultural



Como previsto, as atividades do Encontro Eco-Cultural aconteceram como no calendário, com apenas alguns atrasos que não impediram o bom andamento do evento. Uma boa parte do terreno foi limpa graças ao apoio popular de não só pessoas da região (São Miguel Paulista) como também pessoas de outros bairros e municípios (Itaim Paulista, Itaquaquecetuba...). Mas mesmo assim não foram tantas pessoas, mas as que foram trabalharam com gosto e a primeira parte da limpeza acabou rapidinho.

No local há muitas pedras soterradas, o que complica um pouco o trabalho, porém não a ponto de fazer alguém desistir. O trabalho na inchada foi duro e gratificante, mas não menor e também não maior do que o trabalho do pessoal que pintou, da moça que preparou o suco, do pessoal que fez o almoço e do pessoal que cantou e tocou para descontrair. Em tudo o otimismo e a força do coletivo falaram mais alto.

Durante a limpeza apareceram muitos curiosos nas janelas, nas portas e nos carros. Chegamos a ser denunciados por um motorista "bom cidadão" e curioso de estarmos limpando o local para invasão. Há uma enorme quantidade de lixo no local, porém este certo motorista não denuncia quem o suja, não cobra a limpeza do local que deveria ser responsabilidade da prefeitura, já que o terreno é público, e também não move ação nenhuma para que local seja melhor. Mas é bem provável que esta pessoa seja mais uma das que colaboram para a degradação e sujeira do local; deve ter se incomodado por não ter mais espaço lá para toda sua imundície. Estamos mesmo precisando de ajuda, se ele se preocupa tanto assim por termos mexido no lixão dele, o local está aberto para que ele o leve de lá. Esperamos também que os outros curiosos colaborem com a limpeza.

Como disse, o espaço é público, e vamos utilizá-lo com o público e para o público. Tem até um palco para as atividades culturais, e artistas para organizá-las é o que não falta.
O Encontro Eco-Cultural representa muito mais do que uma simples limpeza de um terreno. É a união de pessoas corajosas e honestas que buscam nada mais do que uma condição digna de vida, com espaços onde possam ser elas mesmas, se expressando livremente e falando a mesma língua que seus vizinhos. É a união de arte, cultura e força de vontade. E o que antes era considerado utopia, hoje é mais um bloco na construção de uma grande realidade futura para a região.

Nada do que eu escreva aqui irá traduzir a grandiosidade do que está sendo os Encontros. Por isso não faça perguntas, é melhor que você veja com os próprios olhos. Fique atento as atualizações deste blog e do Outra Versão e participe também. ISSO SIM QUE É COMBATER POLUIÇÃO VISUAL!

Já adiantando:
Dia 28 sábado será as apresentações: teatro, clown, música, exposição de artes plásticas.....
Dia 29 domingo vamos pegar na inchada e terminar de limpar a praça....

Nenhum comentário: