segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Oficinas Literárias Gratuitas

Estão abertas as inscrições para os cursos de agosto e setembro na Biblioteca Alceu Amoroso Lima.
São 8 cursos que abordam a escrita em suas diversas modalidades: poesia, teatro, conto, música, dança.
Não há pré-requisito necessário ou qualquer custo envolvido em nenhuma das atividades, a não ser, é claro, disposição e vontade de aprender.
Nós da Casa das Rosas temos o prazer de divulgar esses cursos para o nosso público, para que continuem em contato com o que se produz de bom na literatura e poesia enquanto a Casa é restaurada para melhor assisti-los. Por falar nisso... boas novas: nosso elevador já está sendo construído, a catalogação do acervo Haroldo de Campos está em andamento e a reforma elétrica foi concluída.
Em breve a Casa retornará as atividades normais.


Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Agosto/Setembro 2007


CURSOS:

"ESCREVIVENDO INTERTEXTUALIDADE"
Por Karen Kipnis e Gilson Charles dos Santos

Segundas-feiras 6, 13, 20, 27/8 e 3, 10, 17, 24 Mezanino 19 às 22h Vagas: 30 Grátis

"ESCREVIVENDO SERES IMAGINÁRIOS"
Por Karen Kipnis e Gilson Charles dos Santos

Sábados 4, 11, 18 e 25/8 e 1, 15, 22 e 29/9 Mezanino 10 às 13h Vagas: 30 Grátis
A proposta das oficinas é incentivar jovens e adultos a produzirem textos e a refletirem sobre sua maneira de escrever. Neste sentido, as oficinas desmistificarão o ato da escrita, transformando-a num processo centrado na reflexão sobre o assunto, sobre a forma textual adotada, sobre o papel do leitor e sobre o encadeamento das idéias. Aprendendo a escrever melhor e a ler mais atentamente, é reforçada nos participantes a sua cidadania e sua auto-estima, permitindo que atuem mais ativamente na sociedade.

"CENTRO DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA"
Por Paula Chagas

Segundas-feiras 6, 13, 20, 27/8 e 3, 10, 17, 24 Auditório 19 às 22h Vagas: 30 Grátis
O Centro de dramaturgia contemporânea tem como meta principal o estudo e odesenvolvimento de textos dramatúrgicos. Para isso foca seus esforços em aulas teóricas e na prática da dramaturgia por seus alunos. A prática serádesenvolvida através de exercícios realizados a partir de cenas teatraisdesenvolvidas pelos alunos, que poderão ser levadas à cena nas dependências da Casa das Rosas. Isso se dará através da participação de atores convidadosespecialmente para o trabalho com as cenas desenvolvidas pelos alunos doCentro. É importante ressaltar que a prática dramatúrgica virá como conseqüência do trabalho teórico desenvolvido em sala de aula, através deaulas ministradas pela dramaturga e jornalista Paula Chagas.

"POESIA LÍRICA MODERNA"
Por Roberto Alves

Terças-feiras 7, 14, 21 e 28/8 e 4, 11, 18 e 25/9 Mezanino 19 às 21h Vagas: 30 Grátis
Curso sobre as fontes básicas da lírica moderna. Inicia-se com o contexto europeu do Romantismo e na obra de poetas franceses da segunda metade do século XIX (em especial, As flores do mal de Baudelaire e Um lance de dados de Mallarmé). Em seguida abordam-se as vanguardas artísticas do início do século XX (Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo etc.) e seu impacto sobre a literatura do mundo ocidental. Finalmente chega-se à obra dos poetas que levaram ao auge a experiência lírica em língua portuguesa ao longo do século passado (Fernando Pessoa e seus heterônimos, os modernistas brasileiros Mário e Oswald de Andrade, Bandeira, Drummond, Cabral, entre outros).


"Dança e poesia: por quE não?
Por Andreia Yonashiro e Renata Fernandes

Terças-feiras 7, 14, 21 e 28/8 e 4, 11, 18 e 25/9 Auditório 19 às 21h Vagas: 20 Grátis
Não é simplesmente dançar logo depois de ter lido uma poesia ou vice versa! O que esta oficina propõe é um primeiro contato das pessoas com a materialidade de duas linguagens, dança e poesia, percebendo suas semelhanças quando cada uma revela uma força poética. É no ato de sentir a temperatura do barro que o artista dá forma. No nosso caso, o barro dá lugar ao movimento e a palavra e, assim, nos aproximamos da palavra através da sonoridade, da rima, do ritmo entre outros, e do movimento através do tempo, espaço, corpo, fluência e peso a partir do sistema organizado por Laban que inaugura a dança como "Arte do Movimento".

"VANGUARDAS NA MPB - DA BOSSA À TROPICÁLIA"
Por André Domingues
Quintas-feiras 2, 9, 16, 23 e 30/8 e 13, 20 e 27/9 Auditório 19 às 21h Vagas: 50 Grátis
Em que medida a música popular pode ser esteticamente inovadora? Tal questão será o tema de discussão deste curso, que fará uma abordagem histórica e crítica da experimentação poético-musical na MPB dos anos 50, 60 e 70. Autores fundamentais do período, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, serão postos em debate, revelando suas delícias e suas contradições.

"POESIA: LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO ."
Por Marcelo Tápia

Sábados 4, 11, 18 e 25/8 e 1, 15, 22 e 29/9 Auditório 10 às 13h Vagas: 30 Grátis
O curso tem por objetivo fornecer, em sua parte teórica, fundamentos para leitura, análise e interpretação de poemas. Em sua parte prática, serão apresentados e discutidos poemas de autores brasileiros e estrangeiros, bem como dos próprios alunos. A tradução de poesia será abordada em seu aspecto crítico e interpretativo diante do original.

"RASCUNHOS POÉTICOS - GRUPO DE CRIAÇÃO POÉTICA"
Orientadores: Carlos Savasini e Osvaldo Pastorelli

Sábados, 4, 11, 18 e 25/8 e 1, 15, 22 e 29/9 Mezanino 14 às 17h Vagas: 30 Grátis
Este grupo procura trazer para cada encontro elementos que sirvam de base para discussão e, a partir da interpretação de cada um, sejam extraídos poemas individuais. Os elementos podem ser poemas, notícias, contos, crônicas, imagens, música, reflexões, etc. Ao final das criações, os resultados serão lidos e o elemento seguinte será lançado para mais criação e leituras. Ao final do módulo será organizado um recital com os presentes do grupo e os poemas criados.

"TEXTOS EM MOVIMENTO: TEATRO"
Por Ana Roxo

Sábados 4, 11, 18 e 25/8 e 1, 15, 22 e 29/9 Auditório 14 às 17h Vagas: 20 Grátis
Com enfoque voltado para o corpo e a fala, a oficina pretende desenvolver a leitura em duas facetas básicas, ambas chamadas "interpretação". Dar consciência ao corpo na cena, aos ritmos, a história que se cria a cada gesto é o primeiro passo para entender o que é interpretar em teatro. Ler o texto e entendê-lo é o primeiro estágio da interpretação de um texto. A junção dos dois, em cena, em três dimensões será o segundo passo para a entender o que é um texto em movimento.
BIBLIOTECA TEMÁTICA DE POESIA – ALCEU AMOROSO LIMA
Av. Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros
Tels: 3082-5023/ 3063-3064
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/alceu/0001

CASA DAS ROSAS – ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
Tels: 3285-6986/ 3288-9447
www.casadasrosas.sp.gov.br

Nenhum comentário: