quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

1° Sarau Sócio-Cultural - Casa de Cultura Itaim Paulista

O primeiro sarau que ocorreu no dia 13 de Janeiro de 2007 foi organizado por pessoas da comunidade e alguns movimentos sociais. Primeiramente focado na questão do AUMENTO DAS PASSAGENS, representando as ações da Frente de Luta Contra o Aumento das Passagens na Zona Leste.

As pessoas que participaram da organização fizeram uma divulgação muito dedicada e um tanto quanto complicada. Com o dinheiro do próprio bolso fizeram a tão famosa "vaquinha", que serviria para imprimir alguns cartazes e panfletos, mas não era o suficiente. Então o jeito foi procurar ajuda dos comerciantes, em troca de anúncios, 4 deram 25 reais. O que ajudou muito, com o dinheiro na mão foi só montar e imprimir/xerocar os cartazes e panfletos e mãos-à-obra.
A divulgação foi feita de porta-a-porta no Itaim Paulista, conversando com os moradores e os convidando a participar do sarau com sua arte. Também foi feita uma forte divulgação nos trens, onde vestidos de passes e bilhetes-único gigantes, os jovens que lutam pela liberdade de expressão e de ir e vir, divertiam pessoas e as convidava a fazer a diferença.
Foram dias e dias de divulgação e procura de comerciantes dispostos a colaborar (a maioria negou esta pequena ajuda). Até que chegou o grande dia.
O sarau foi marcado para às 14:00h, mas este horário ainda não havia ninguém no local, além dos próprios organizadores, porém lá para às 15:00h o pessoal começou a chegar e lá para às 15:20 o sarau começou.
No início as pessoas não estavam dando os nomes para se apresentarem, mas com o decorrer do sarau muitas pessoas se encorajaram e apresentaram: poesia, teatro, música. Mesmo com o horário quase estourando, as pessoas não paravam de chegar e se apresentar.
Foi muito gratificante para todos esta experiência, as pessoas notaram que podem por elas mesmas fazer a diferença. Decidiram que sempre usariam aquele local para organizar saraus.

Pois se a cultura (burguesa) não vem até a gente então nós mostramos que nós somos a nossa cultura. Não precisamos de documento para mostramos que somos artistas. A nossa arte está espalhada por todo canto. Fomos nós que inventamos o samba, mas nem por isso nossa vida é carnaval.


PS. Isso foi só um resuminho básico de tudo o que aconteceu.


Para descontrair: http://carlosscheifer.tripod.com/Divertidas/passarinho.htm

Por S.S.O

Nenhum comentário: