terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Nós por Nós - Texto da Zine


1° Nós por Nós - Mais que um simples evento é um sentimento compartilhado por diferentes iniciativas de Livre Expressão. Movimentos Populares e pessoas comuns que vivem no Alto Tietê e não suportam mais o quadro de exclusão social e cultural da nossa região.
Pessoas que não querem mais ter que "mendigar" ao poder público por espaços para expressão e manifestação cultural.
Ao contrário do que se pensa existem diversas iniciativas no campo sócio-cultural em nossa região, pessoas que remam contra a maré e de forma despreendida tentam fazer algo pelo que acreditam. Mas quase sempre esbarram no preconceito, na falta de incentivo e no descaso, o que gera incomunicação e isolamento com isso acabam umas não sabendo da iniciativa das outras:
Por esse motivo a partir do evento nós, juntamente com as pessoas que vierem a se somar, iremos impulsionar a construção do Coletivo Nós por Nós, para que o mesmo venha possibilitar o diálogo entre estas iniciativas, quebrando a incomunicação e criando as condições para que possamos sair do discurso e do blá blá blá... Para passar a ações concretas, convergindo diferentes pontos de vista e opiniões para ações e eventos conjuntos, com objetivos comuns, por que as diferenças não devem continuar a ser uma barreira, e sim um elemento enriquecedor, porque quando são verdadeiras e não atendem a interesses mesquinhos, nos permite aprender uns com os outros.
Não podemos continuar a aceitar que os mesmos que negam nossos direitos básicos como educação de qualidade, trabalho, cultura, etc... depois venham à tratar, nós, jovens da periferia como um grupo de risco tentando jogar para nós a responsabilidade pelo crescimento da violência. A omissão das gerações que nos antecederam, os governantes que só defendem seus próprios interesses, geraram tudo isso, e agora tentam combatê-la nos impondo mais violência.
Somente nós que sofremos os efeitos do descaso e do abandono podemos mudar nossa realidade, nos organizando e expressando seja através da música, da poesia, de forma escrita, falada, trocando pontos de vista sem preconceito, etc... e principalmente agindo na direção do que pensamos e sentimos, mas para isso precisamos de espaços, e até isso nos é negado.
Então se ninguém faz nada, façamos NÓS POR NÓS, se descaradamente roubam nossos direitos então temos que resgatar nossa dignidade.
Alto Tietê lugar de gente guerreira, viva nossas raízes indígenas, que elas não se limitem aos nomes das nossas cidades e vilas, viva a cultura negra que enriquece nossa região, viva a luta das mulheres, dos nordestinos, pessoas honradas que aqui vivem. Que os falsos valores desse sistema decadente não ofusque o brilho do maior tesouro que temos, as pessoas.

Por Rodrigo (Nós por Nós)

Nenhum comentário: