quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Adaptação de Poemas de Bertolt Brecht é CENSURADA no CEU Curuçá

Faço parte de um grupo teatral da Casa de Cultura do Itaim Paulista chamado Loucura Alternativa. No dia 11 de fevereiro de 2007 tínhamos uma apresentação marcada para às 15:00h no CEU Curuçá com uma peça que falava sobre a ditadura militar (não só sobre ela, mas também sobre as "pequenas ditaduras" que vivemos em nossa sociedade preconceituosa e injusta). Porém, de uma hora para outra, mesmo com todos os convidados se dirigindo ao local, fomos informados "por telefone" que não poderíamos nos apresentar mais naquele local pois havíamos tomado a atitude "subversiva" de citar como forma de crítica o nome do nosso "respeitabilíssimo e com um prestígio à flor da pele" Gilberto Kassab. Para não perderem o emprego, forças maiores disseram que todas as atividades teatrais, incluindo ensaios, que houvessem no local iriam ser canceladas, o que de fato aconteceu.

As pessoas da comunidade indo embora no momento em que lutávamos pela arte e pela liberdade de expressão. Aquelas pessoas estavam começando a freqüentar o local, que é um dos poucos locais culturais e antes de "livre expressão" que elas poderiam utilizar para o estímulo do pensamento e da consciência crítica aos fins de semana. As pessoas tiveram que voltar tristes para casa, enquanto passava na televisão programinhas fúteis de auditório. Eles têm medo de nós como seres pensantes e não meros consumistas de arte barata e panfletária para determinados partidos políticos e pessoas oportunistas pensando em fama e popularidade em um futuro próximo.

Não podemos nos deixar calar. O CEU é um espaço público e não deste ou daquele prefeito. Temos o direito de livre expressão na Constituição:

Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. obs.dji.grau.2: Art. 2º, Conselho de Comunicação Social - L-008.389-1991.

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo além da indenização por dano material, moral ou à imagem

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Estas são só algumas leis"...

Por S.S.O (Loucura Alternativa)


Leia mais notícias sobre o assunto:

Nenhum comentário: