terça-feira, 26 de junho de 2007

www.vivaotendal.net

www.vivaotendal.net

por jonilson montalvão

Esses dias fui ver uma peça no Tendal da Lapa. “Urdindo Manuel, Tecendo Bandeira”. Brincadeiras com poemas de Manuel Bandeira através da sonoridade tipicamente mitológica do norte e nordeste. Uma grande saudação e homenagem ao poeta.

Confesso que nunca tinha ido até o Tendal. Só ouvirá falar. E é engraçado isso, pois, assim como eu, há muitas outras pessoas que também só ouviram falar desse espaço cultural no centro da Lapa.

Porém, nesse domingo que estive lá, fiquei sabendo que o governo do estado tem intenções de fechar o espaço cultural e transformar o local num poupa tempo. Como diz o dito popular “de boas intenções...”

Espaços culturais em São Paulo, principalmente em bairros, são escassos. Todos sabemos que os chamados “poupa tempo” são, também, imprescindíveis à população, assim como áreas de lazer, parques, saúde, educação etc...mas também sabemos que somos peritos em não conservar nada, construindo coisas em cima de outras coisas, vide a história paulistana.

Um espaço cultural como o Tendal é de suma importância para o agrupamento e a troca de idéias entre pessoas, principalmente e em especial as moradoras de uma cidade caótica e ali, num espaço amplo, pode-se muito bem difundir e trabalhar a cidadania, cultura, ecologia e outras manifestações tão cara a nós, moradores, que, quase sempre, procuramos um divertimento que pode ir além do simples entretenimento.

Será muito importante se todos nós reagirmos contra a transformação do Tendal em poupatempo; também precisamos cobrar dos nossos supostos governantes uma ação em prol do Tendal mas não isso, há também outras áreas que possivelmente são afetadas com o descaso do poder público. E todos sabemos o quão isso é gigantesco.

A falta de compromisso do Estado com qualquer área que privilegie a comunidade já é fato recorrente e até, infelizmente, por nós aceita como algo normal.
Temos exemplos de ações muito bem sucedidas que transformaram o conviver, dando suporte à interações da comunidade com algo que realmente acresce.

A peça é umas das inúmeras atividades que podem ocorrer no local. Vi também uma feira de troca de figurinhas acontecendo nesse mesmo dia.
Para quem não conhece o local e deseja ir, recomendo sem a menor sombra de dúvidas; e também para quem gosta de uma boa peça de teatro aproveite e vá ver “Urdindo Manuel, Tecendo Bandeira”. A peça fica no Tendal até Domingo, 1º. De Julho, às 17 horas. Sábado também, e é de graça, contrariando o senso comum que tudo que é bom é caro.

O Tendal da Lapa fica na rua Constança, 72 no bairro da Lapa, perto da estação de trem, das duas estações.
O telefone é 3862-1837.

Nenhum comentário: