segunda-feira, 18 de junho de 2007

MOVIMENTO PELA LIVRE EXPRESSÃO E REGÊNCIA DOS ESPAÇOS CULTURAIS PUBLICOS – DO ITAIM PAULISTA

Fonte da imagem: http://lysis.blogsport.de/
ORGANIZADORES: Raquel Anastásia e Roberto Morettho

ENCONTROS AGENDADOS

Dia 24/06 – Domingo 17h00s "O jogo teatral na ressignificação de espaço e texto" por Rosimeire Gonçalves dos Santos.
Objetivo: Apresentação sucinta da teoria do jogo, problematizando a distinção entre jogo dramático e jogo teatral. Experimentação de jogos teatrais com palavras. Experiências de ressignificação do espaço, através de jogos com textos. Criação de cenas em grupo à partir dos jogos. Apresentação e análise dos resultados de jogo.
Palestrante: Rosimeire é mestre em Artes, na Linha de Pesquisa Teatro Educação da Escola de Comunicações e Artes daUSP. Dirige o Grupo Teatral Fábrica da Utopia, no espetáculo Arena Conta Zumbi, estréia prevista para o segundo semestre de 2007. Professora substituta e Professora conveniada da Universidade de Brasília, Departamento de Artes Cênicas, onde ministrou as disciplinas História do Teatro, Teatro Brasileiro e Elementos de Linguagem, Arte e Cultura (2004-2006); Literatura Dramática, Estética e História das Artes (1995-1999); Literatura Dramática, e Fundamentos da Educação Artística.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia 01/07 – Domingo as 17h00s “Teatro da Inquietação” por Núcleo Arlequins da Cooperativa Paulista de Teatro(Ana Maria Quintal, Camila Scudeler e Danielle Agostinho)
Objetivo: Alguns integrantes do núcleo estarão presentes no encontro do dia 01/07 com artistas da Casa de Cultura do Itaim Paulista a fim de trocar experiências e falar um pouco sobre sua prática, e o fazer teatral desenvolvido a partir da precariedade, a qual emprega sua marca no resultado obtido pelo grupo.
Palestrantes: Em busca do que denominam 'teatro da inquietação', os Arlequins vêem nas atividades coletivas a chave para a expressão e a transformação. O núcleo Arlequins está em atividade desde 1986, o grupo teve sua origem no teatro amador de Guarulhos na década de 70. Tendo adotado o personagem da Commedia dell´Arte Arlequim como símbolo, o grupo busca a semelhança entre sua linha de pesquisa e atuação e a roupa da personagem, feita de retalhos. Assim também é a estética buscada pela companhia: uma linguagem original a partir das mais diversas referências técnicas, estéticas e teóricas, a fim de desenvolver um diálogo cada vez mais efetivo com seu público. Atualmente em cartaz com o espetáculo "pra Não dizer que Não falei das Flores".
------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia 08/07 – Domingo as 17h00s “A voz do ator: de ferramenta à linguagem cênica.” por Frederico Santiago
Objetivo: Serão discutidos neste encontro aspectos referentes ao uso da voz adaptado a cena.
Palestrante: Frederico Santiago, há mais de 10 anos tem pesquisado a voz e o corpo. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Voz do Programa Pós-Graduação em Fonoaudiologia- PUC/SP durante os anos de 1994 a 2001, publicou livro e artigos. Hoje é Diretor e um dos criadores da Vocalis - Voz & Expressão (www.vocalis.com.br) e com sua equipe, desde 2003, desenvolve treinamentos de voz e consultoria em comunicação a diversos seguimentos de profissionais da voz. É Professor Titular da Universidade Anhembi Morumbi no curso de Teatro e também ministra aulas nos cursos de Dança e de Rádio e TV. Professor convidado da Pós-Graduação da Faculdade Mozarteum de São Paulo no curso de Teatro Educação e da Body & Mind Estúdio de Movimento(r) na Formação em Integração do Movimento Somático(r).
------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia 15/07 – Domingo as 17h00s “Bertolt Brecht” por Sergio de Carvalho
Objetivo: Bate papo sobre o diretor e dramaturgo alemão que desenvolveu uma vasta teoria teatral através de uma prática que questionava o teatro dramático burguês, resultando numa nova abordagem do fenômeno teatral, e que marcou uma ruptura aos conceitos vigentes até então.
Palestrante: Sergio de Carvalho é dramaturgo e diretor da Cia do Latão. Também é professor de dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia 22/07 – Domingo as 17h00s “Teatro para Crianças é simplesmente Teatro?” por Roberto Morettho
Objetivos: Conversa sobre as origens do conceito de infância, sobre as especificidades da linguagem voltada para o publico infantil e dos riscos pedagógicos e moralizantes que acompanham uma manifestação artística feita por adultos e oferecida para as crianças.
Palestrante: Roberto é ator, diretor e professor de teatro formado pela ECA USP. Atualmente dirige a CIA O Grito e faz mestrado sobre encenação contemporânea na Universidade de São Paulo.
Local: Casa de Cultura do Itaim Paulista . Endereço: R. Barão de Alagoas, 340 - Itaim Paulista Telefone: 6963-2742 PARTICIPE!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

ncirduser biologics identifying tier awardee entrants underage reputable incompatible atwebsite cariblanco
lolikneri havaqatsu