domingo, 19 de dezembro de 2010

Cineclubistas; Companheiros Velhos de Guerra*!

O Governo Brasileiro acaba liberar a primeira parcela de R$ 30 milhões de um total de R$ 44,6 de indenização à União Nacional dos Estudantes – UNE, como reparação pelos danos causados aquela entidade durante a ditadura civil militar. É a primeira reparação de caráter coletivo que ocorre. Pela lei da anistia de 1979 a reparação é de caráter pessoal. O fato ocorreu devido a Lei nº 12.260/10 aprovada pelo Congresso Nacional no último mês de junho.
 
Abre-se um precedente para outras entidades civis se articularem e pleitearem indenização. Segundo a direção da UNE, a soma será aplicada integralmente para a construção da nova sede, projetada por Oscar Niemeyer. O edifício terá 13 andares, será erguido no mesmo local, praia do Flamengo no Rio de Janeiro, onde o antigo prédio foi metralhado e incendiado em 31 de março de 1964. A antiga sede da UNE foi doada em 1942 pelo então presidente, Getúlio Vargas.
 
Com a edição do Ato Institucional nº 5 – (AI-5), em 13 de dezembro de 1968, o Conselho Nacional de Cineclubes, seguido das Federações regionais, provocando uma interrupção nas atividades de mais de 300 cineclubes em todo território nacional. Em 1978 e 79, a polícia Federal invadiu a sede da DINAFILME – Dsitribuidora Nacional de Filmes para Cineclubes -, levando mais de 180 filmes do seu acervo, sem falar dos inúmeros filmes apreendidos em cineclubes e nas agências de transportes.
 
Uma ação desta natureza requer articulação e principalmente, uma entidade atividade para encabeçar a questão. Pena que o Conselho Nacional de Cineclubes, ainda não foi reabilitado.
 
Cineclubista
 
PS 1: Notícia publicado no yahoo.
PS 2: Filme de Vladimir Carvalho

Um comentário:

entidade representativa dos cineclubes brasileiros disse...

Companheir@s

Escrevo apenas para corrigir alguns equivocos.

1) O CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros está não só rearticulado e reorganizado, como é hoje uma das maiores e mais respeitadas entidades do audiovisual.

Contamos hoje com mais de 500 cineclubes filiados nos 27 estados brasileiros e ocupamos espaços de destaque quer junto a organismos governamentais, quer junto a diversas entidades nacionais da sociedade civil, como é o caso por exemplo do CBC e do CBDC.

2)Quanto a DINAFILMES realmente decidimos não reorganizá-la, mesmo porque optamos pela utilização das novas tecnologias digitais para alicerçar nossa DIFUSORA.

Criamos assim a Filmoteca Carlos Vieira que estará completamente operacional em fevereiro/março de 2011. Tal iniciativa recebeu apoio do Governo Federal através de recursos repassados pelo MinC.

3) Finalmente, ao contrário da UNE, o CNC e a DINAFILMES nunca tiveram sede própria e até aonde sei da história da invasão, a maior parte dos filmes acabou sendo devolvida ao CNC e a própria DINAFILME. Assim, realmente nunca nos passou pela cabeça a idéia da cobrança do ESTADO BRASILEIRO (ou seja de nós mesmos) qualquer tipo de indenização e acho que assim permanecerá.

Quanto a UNE a história é outra e apoiamos integralmente esta ação do Governo Federal voltada a reparar danos causados por uma ditadura de trsite memória.

Saudações Cineclubista

João Baptista Pimentel Neto
Diretor de Comunicação do CNC