quinta-feira, 22 de novembro de 2007

INTERCULTURAL no espaço ECOCULTURAL


Relato de mais um dia de limpeza no projeto Eco-Cultural do Arte para Mudar do mês de outubro

Cheguei no horário combinado, já haviam 5 pessoas. E foi com 7 pessoas que começamos e concluímos a limpeza. Os vizinhos nos recompensaram com a doação de alimentos que foram maravilhosamente preparados pela Andréia. E também com água.

O sol estava de rachar, o trabalho parecia não terminar nunca. Porém a força sempre surgia quando parávamos por alguns minutos para contemplar o resultado de nosso esforço. Era lindo, eu ainda podia sentir as sensações da primeira limpeza. Aquele terreno estava um caos total, havia muito lixo e muitos insetos que poderiam ser perigosos aos moradores que moram por lá. Agora, muitos dos insetos já haviam se mudado e a quantidade de lixo era bem menor. Portanto ainda o lixo alterava muito a paisagem, o menor papel já fazia uma grande diferença nas cores da natureza.

E observando estas alterações provocadas pelo lixo, deixei por um instante a inxada e fui fazer uma coleta. Observei tudo antes com muita atenção, depois tirando papel por papel aprendi como fazia mal à humanidade e à natureza o simples fato de jogar lixo no chão. Me senti fazendo a diferença, tomando sim uma grande atitude, da qual não devo e não vou me envergonhar. As pessoas acham graça das atitudes bonitas, elas estranham muito os pequenos gestos e não vêem nisso nenhum valor. Mas elas não têm culpa, a maioria foram ipnotizadas pela ilusória vida fácil produzida pela indústria do capital, as pessoas foram mecanizadas e não conseguem ver nada mais além do que o sempre ter, esqueceram de si, não sabem o que são e não lembram de suas raízes. Apesar de tudo, acredito que nem tudo está perdido, acredito que em algum lugar de todo ser-humano ainda há, mesmo que escondida e inconsciente, a memória que o fazem realmente ser, e é esta memória que ressurge em mim toda vez que entro em contato com a natureza, e que também surge nos outros. Só que nem todos param para percebê-la realmente, são muito poucos os dias em que são programados para serem felizes, mas nestes dias as pessoas vão à praia, parques... E vão pensando que um dia poderão descansar e ficar mais tempo perto da natureza, relaxando... uma também triste ilusão.

Estou aqui a esperar e a sonhar com o dia em que ninguém mais vai me perguntar *E quanto você está ganhando com isso?* A verdade é que não tenho muita esperança que este dia chegue, sempre vai ter alguém perguntando, mas também semre haverá alguém aprendendo, assim espero.

Passaram muitas pessoas por lá, apoiando verbalmente nossa atitude, o que já é o início de uma consciência ambiental. O pequeno gesto de apoio verbal me deixa feliz, é bom saber a opinião das pessoas, principalmente quando é positiva. Provavelmente estas pessoas que se expressaram verbalmente irão expalhar a notícia, o que pode refletir em mudanças de atitudes por parte de todos. Ou seja, todo mundo pode contribuir, e esta contribuição para com a natureza pode surgir naturalmente e sem exigir nenhum esforço tão grande.

obs: Para ver as fotos em tamanho ampliado e ver mas fotos clique em qualquer uma das imagens, ou clique aqui.

Nenhum comentário: