terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sarau O que dizem os umbigos?!!–Cacique Aymberê

cartazindigena1

Homenagearemos o Dia da Consciência Índigena, data essa criada também em homenagem ao CACIQUE AYMBERÊ, revolucionário indígena, um dos criadores da Confederação dos Tamuyas ou Tamoios (1554-1567), que lutou contra a escravidão indígena.
Pelos maus tratos sofridos o pai de Aymberê morre em cativeiro, Aymberê aproveita a reunião dos indígenas no velório de seu pai, e organiza fuga conseguindo se libertar e libertar outros índios que se encontravam em cativeiros, também passou por outras tribos incentivando os índios a lutarem contra o inimigo comum. Cria a Confederação dos Tamoios junto com outros índios, e junta tribos vizinhas e também tribos rivais para a luta contra o inimigo comum. O fazendeiros e portugueses através dos padres Manoel da Nóbrega e José Anchieta propõem um acordo de paz com os indígenas, os indígenas aceitam em troca da libertação de todos os seus irmãos e parentes presos em cativeiro. A paz dura pouco tempo, cerca de um ano, durante esse tempo os portugueses aumentaram seu poderio militar traindo o acordo de paz e pegando os indígenas de surpresa. No dia 20 de fevereiro os indígenas perdem a luta com a morte de seu líder Cacique Aymberê, que morreu lutando. Grande guerreiro!

...........................................................................................
LANÇAMENTO LIVRO:
O BONECO DO MARCINHO - Emerson Alcalde
De dentro de uma caixa, um boneco, soldadinho de guerra, narra a convivência que tivera com o seu dono, o garoto Marcinho. Remexendo em suas lembranças, de maneira emocionante e poética, espera incansavelmente a sua volta.
“Eu vou passar a noite olhando as estrelas para tentar ver o meu amigo, pelo menos assim eu vou matando a saudade.” frase do livro.
PARA QUEM QUISER ADQUIRIR: custará apenas 5 reais no sarau
............................................................................................
LANÇAMENTO CLIPE:
O PALHAÇO - LIKA ROSA
O espetáculo “Movi...mento” procura levar ao palco a sensibilidade da música acompanhada da interpretação teatral e poesia, a estréia prevista do projeto é para meados do ano de 2012, enquanto isso, a artista segue trabalhando em estúdio na gravação do CD “Movi...mento”.
A musica “O Palhaço” mostra a cara deste trabalho que será apresentado em 2012, segundo a música: “Tenho admiração e respeito pelos artistas que estudam para se formarem “Palhaço”, faculdade de Pai para Filhos, artista sensível e um dos mais sábios do picadeiro”.
.............................................................................................
TRAGA O SEU UMBIGO! Aberto à todos os umbigos!!!
ENTRADA GRÁTIS

Mais informações em: http://oquedizemosumbigos.blogspot.com

Nenhum comentário: