quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Neste sábado, 15!

Pré-programação do 1º Encontro de Autores Regionais

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sarau O que dizem os umbigos?!! Bar Pedra Pequena

CartazPedraPequena

Neste mês faremos uma edição especial do Sarau O que dizem os umbigos?!! no bar Pedra Pequena no Itaim Paulista, o bar é um dos novos polos culturais do bairro criado à partir do poder popular, fica ao lado da Casa de Cultura Itaim Paulista que por sinal ao invés de apoiar fecha as portas quando começam os eventos culturais no Bar Pedra Pequena.

Com o apoio do coletivo Eletro Tintas que nos emprestará seus equipamentos teremos o projeto Vozes em riscos de música brasileira 100% em vinil com o dj Elíseo.

Também teremos o lançamento do livro do Mbjiba - Pretextos de Mulheres Negras.
Para saber mais sobre o livro: http://oquedizemosumbigos.blogspot.com.br/2014/02/lancamento-pretextos-de-mulheres-negras.html

Também com artesanatos belíssimos teremos o Atelier Vagabundo é o Grilo. Projeto Bicho-Cão. Com bijuterias, instrumentos, camisetas e sabonetes terapêuticos.

E para esquentar a noite teremos muita batucada de ritmos afro e afro-brasileiros com Batucafro.

Vai perder? Quem tem umbigo não perde essa!


Local: Bar Pedra Pequena (ao lado da Casa de Cultura Itaim Paulista)
Av. Barão de Alagoas, 296c – Itaim Paulista
Sábado dia 15 de fevereiro às 18 horas

Lançamento: Pretextos de Mulheres Negras

Antologia ‘Pretextos de Mulheres Negras’ reúne 22 escritoras contemporâneas

Livro organizado por Elizandra Souza e Carmen Faustino lançado dia 31 de outubro de 2013

Com a urgência poética de milhões de olhos surge, na literatura contemporânea, a antologia Pretextos de Mulheres Negras.O volume de quase 140 páginas Capa_Pretextosapresenta em cada uma das 22 autoras – 20 de São Paulo e as convidadas Queen Nzinga Maxweell (Costa Rica) e Tina Mucavele (Moçambique) – subjetividades e autorrepresentações, seja nos textos, nas imagens, nos perfis biográficos ou na forma como lutam por resistência, memória, pertencimento, ludicidade, corporeidade, musicalidade, religiosidade e outros valores presentes nas africanidades e na diáspora.

“Temos a intenção de religar os nossos vínculos ancestrais e também escrever a melodia dos nossos próprios ritmos”, anuncia a organizadora do livro, Elizandra Souza.

A obra é parte das ações do coletivo Mjiba, que fortalece o protagonismo da mulher negra em diferentes esferas e foi também inspirada no livro “Oro Obínrin – 1º Prêmio Literário e Ensaístico sobre a Condição da Mulher Negra”, publicado em 1998. O volume é também uma homenagem a escritora Maria Tereza (em memória) e faz também referência às crianças do círculo de convivência das autoras.

Na apresentação, as palavras de Conceição Evaristo “gosto de escrever, na maioria das vezes dói, mas depois do texto escrito é provável apaziguar um pouco a dor, eu digo um pouco... gosto de dizer ainda que a escrita é pra mim o movimento de dança-canto que o meu corpo não executa é a senha pela qual eu acesso o mundo” resumem o processo. “Este processo foi vivenciado pelas convidadas... somos a continuidade de mulheres negras e precisamos, como toda plantação, replantar e espalhar novas sementes”, pontua Elizandra Souza.

TopoBlog_01

Sobre a obra e o coletivo Mjiba

A antologia teve a organização de Carmen Faustino e Elizandra Souza traz o projeto gráfico de Nina Vieira e ilustrações de capa e homenagem feitas por Renata Felinto. Já as fotografias das autoras foram clicadas por Chaia Dechen.

As ações do coletivo Mjiba são inspiradas na palavra, que originária da língua chona, de Zimbabuê, onde as jovens mulheres revolucionárias enfrentaram as tropas britânicas e lutaram pela independência do país. Tocada pela história, a poeta Elizandra Souza publicou, de 2001 a 2005, o fanzine chamado Mjiba e desde 2004 realiza o evento ‘Mjiba em Ação’, quando homenageia a mulher negra próxima a data de 25 de julho.

Informações: (11) 9825140-24/98651-2546

E-mail: mjiba.comunicacao@gmail.com

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PREPAREM-SE

Informações na página "Sarau LiteraturaNossa" no facebook

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Jornal Voz da Leste precisa da sua colaboração

Olá parceiros e leitores do Jornal Voz da Leste.

logo_base

O Jornal Voz da Leste foi criado à partir de um movimento popular interessado e divulgar notícias da periferia para a periferia e para o mundo. Notícias que contemplam realmente a voz do povo periférico que não é ouvido e contemplado da maneira adequada em jornais de massa.

É um jornal distribuído gratuitamente pelas periferias, movimentos populares e saraus de São Paulo.

Contanto agora o Voz da Leste precisa de sua ajuda para continuar. Pois ele foi criado também graças à sua contemplação no Programa VAI. Porém houve um furo financeiro no projeto e ele precisa de nossa ajuda para continuar levando nossa voz e o que há de melhor de notícia, opinião e poesia da periferia.

Para isso foi criado um Vaquinha, onde podemos doar pelo menos 5 reais para que o jornal possa se inscrever novamente no projeto, sanar a dívida com a gráfica das duas últimas edições e não sujar o nome do proponente do projeto.

Ficaremos muito gratos, pois o Voz da Leste é um jornal livre que merece continuar.

Saiba como doar clicando no link abaixo:
http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=247306#.UvBPn_1GCGQ.facebook

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Comunidade do Conto



Escritores se reúnem nesta quarta-feira (5/2)

Escritores de Suzano e região se encontram para ler e comentar seus escritos

Nesta quarta-feira (5/2), a partir das 18h30 será realizada mais uma edição do Projeto Comunidade do Conto. A atividade será no Teatro Contadores de Mentira, que fica na Avenida Major Pinheiro Froes, 530, no Parque Maria Helena. A entrada é gratuita.

O Projeto Comunidade do Conto é realizado toda primeira quarta-feira do mês, e conta com a participação de escritores profissionais e amadores que se reúnem para ler contos criados em cima de um tema anteriormente sugerido. "Aqui é um momento em que o escritor ouve todas as opiniões, boas e ruins, a respeito daquilo que ele escreve", explica o escritor Sacolinha, criador do projeto. "E acima de tudo, o elogio é proibido". Salienta e autor.

Os autores que participam desta comunidade aprendem a ouvir, opinar e ainda criam a rotina diária da escrita. Em 2012, a Associação Cultural Literatura no Brasil lançou o livro "Antologia Comunidade do Conto", com seis escritores do projeto e 17 contos temáticos que foram produzidos nos encontros de 2011 e 2012.

Qualquer um pode participar do encontro, desde que traga um texto de autoria própria. O desafio desta edição é a escrita de um conto com tema "Dependência virtual".

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 995263561 ou no blog literaturanobrasil.blogspot.com.