terça-feira, 12 de agosto de 2014
PROMOÇÃO!
terça-feira, 29 de julho de 2014
segunda-feira, 14 de julho de 2014
Sacolinha manda o recado
terça-feira, 1 de julho de 2014
Sarau O que dizem os umbigos?!!–Centenário Carolina Maria de Jesus
Projeto Debate - Intervenção
Cenas, prosas e versos de Carolina
Nome da atividade: Cenas, prosas e versos de Carolina (debate-interveção)
Release da atividade:
A atividade consiste em um debate sobre a vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus. O debate será subsidiado através da encenação da esquete Carolina – A joia da favela e da exibição do documentário Vidas de Carolina.
Tanto na esquete quanto no curta metragem, a poetisa Débora Garcia interpreta momentos da vida de Carolina, descritos no livro Quarto de despejo – diário de uma favelada, obra que revelou Carolina Maria de Jesus como escritora, e que a consagra até os dias atuais, devido à crítica social realizada pela escritora.
Duração aproximada da atividade: 35 min.
Sinopse Esquete:
Carolina – A joia da favela
Inspirada na vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus, a esquete Carolina – A joia da favela apresenta o cotidiano atribulado, as fragilidades e a garra de Carolina para criar seus três filhos através da coleta de materiais recicláveis; realizar o sonho de publicar um livro e viver longe da favela. As cenas se passam na favela do Canindé na década de 1950. A fome, as brigas e confusões são as personagens que compõem esse cenário de sofrimento paixão e conquistas.
FICHA TÉCNICA
Texto: Débora Garcia / Luciano Gomes
Atriz: Débora Garcia
Direção: Luciano Gomes
Produção: Cenário, sonoplastia e figurino – Débora Garcia/Luciano Gomes
Design gráfico e registro foto/vídeo: vinaoalobrasil
Duração: 15 minutos
Ano de produção e lançamento: 2014
Documentário Vidas de Carolina
Sinopse
Contemplado pela sétima edição do Prêmio Criando Asas, Vidas de Carolina conta a história de duas mulheres que sobrevivem da coleta de resíduos recicláveis. O documentário foi inspirado na vida da inusitada catadora de lixo e escritora Carolina Maria de Jesus. Relatos de familiares da escritora e trechos do livro "Quarto de Despejo" conectam as três historias.
Produção: Instituto Criar de Cinema TV e Novas Mídias
Ano de produção e lançamento: 2013
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasileiro
Direção: Jéssica Queiroz
Produção: Randerson Barbosa
Atriz: Débora Garcia (Carolina Maria da Jesus)
Duração: 09:51
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Festa Junina Opereta e Lançamento com Poeta-Móvel
Esse cartaz abaixo estamos utilizando para pegar os nomes das pessoas que irão para o Sarau e Festa Junina Opereta e reservar lugar no Poeta-Móvel:
quinta-feira, 29 de maio de 2014
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Sarau O que dizem os umbigos?!!–Ocupa Cultural Coletivo do 32
E já começaram os trabalhos no VAI II. Uma de nossas ações é alugar um Microônibus para transportar os poetas até os saraus mais distantes da ZL para fazermos o lançamento de nossa Antologia e nos fortalecermos culturalmente conhecendo o trabalho e a poesia desenvolvida em outras regiões.
Iremos nos encontrar às 13:00h na Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara para pegarmos nosso Poeta móvel com destino à Jandira. Onde acontecerá o Sarau Oquedizemosumbigos na Ocupação Cultural do Coletivo do 32.
Se vc ainda não deu o seu nome para viajar conosco até Jandira de poeta móvel, coloque o seu nome o mais rápido possível nesse post para reservarmos seu lugar.
Estão convidados todos os poetas da Antologia, todos os frequentantes do Sarau, e todos que quiserem participar! Traga o seu umbigo!!!
Encontrão–Fórum de Cultura da Zona Leste
Atenção, sujeitos periféricos das quebradas todas!!!
FCZL convoca para o 2º Encontrão 2014!!!
Pauta:
• Debate e aprovação da carta de princípios;
• Lei de Fomento à Periferia - Andamento;
• Conselho Municipal de Cultura;
• Informes e Outras tretas.
Quando:
23/05 (sexta-feira) das 19h às 22h
Local:
Casa de cultura de São Mateus
Rua José Francisco dos Santos, 502 - Tietê - Próximo ao Banco do Brasil da Mateo Bei. Telefone da casa 3793-1071
É nóis por nóis!!! #pelaleidefomentoàperiferia
quinta-feira, 15 de maio de 2014
Sarau O que dizem os umbigos?!! Virada Cultural 2014
O Sarau O que dizem os umbigos?!! desse mês que acontece sempre na Escola de Samba Unidos De Santa Bárbara aos terceiros sábados, será na Virada Cultural - Oficial pois cairá no mesmo dia e horário que costumamos fazer, porém o tempo será menor. Então cheguem todos no horário para aproveitarem ao máximo . E vamo que vamo que vai ser bão demais da conta!
segunda-feira, 12 de maio de 2014
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Sarau O que dizem os umbigos?!! - 50 anos do golpe militar
Sábado agora o Sarau O que dizem os umbigos?!! será em memória aos desaparecidos políticos da Ditadura Militar, e também à todos aqueles que lutaram e ainda lutam contra a ditadura.
Lançaremos o novo cd do rapper Rocha Miranda e haverá exposição e venda de artesanatos do artista Rob Vibrations.
Traga sua arte e seu umbigo Ajude-nos a divulgar
Local: GRCS Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara
Próx. a Praça Silva Teles centro do Itaim Paulista)
Rua: José Cardoso Pimentel,1B Itaim PTA- SP - Cep: 08149-400
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Sarau O que dizem os umbigos?!! Bar Pedra Pequena
Neste mês faremos uma edição especial do Sarau O que dizem os umbigos?!! no bar Pedra Pequena no Itaim Paulista, o bar é um dos novos polos culturais do bairro criado à partir do poder popular, fica ao lado da Casa de Cultura Itaim Paulista que por sinal ao invés de apoiar fecha as portas quando começam os eventos culturais no Bar Pedra Pequena.
Com o apoio do coletivo Eletro Tintas que nos emprestará seus equipamentos teremos o projeto Vozes em riscos de música brasileira 100% em vinil com o dj Elíseo.
Também teremos o lançamento do livro do Mbjiba - Pretextos de Mulheres Negras.
Para saber mais sobre o livro: http://oquedizemosumbigos.blogspot.com.br/2014/02/lancamento-pretextos-de-mulheres-negras.html
Também com artesanatos belíssimos teremos o Atelier Vagabundo é o Grilo. Projeto Bicho-Cão. Com bijuterias, instrumentos, camisetas e sabonetes terapêuticos.
E para esquentar a noite teremos muita batucada de ritmos afro e afro-brasileiros com Batucafro.
Vai perder? Quem tem umbigo não perde essa!
Local: Bar Pedra Pequena (ao lado da Casa de Cultura Itaim Paulista)
Av. Barão de Alagoas, 296c – Itaim Paulista
Sábado dia 15 de fevereiro às 18 horas
Lançamento: Pretextos de Mulheres Negras
Antologia ‘Pretextos de Mulheres Negras’ reúne 22 escritoras contemporâneas
Livro organizado por Elizandra Souza e Carmen Faustino lançado dia 31 de outubro de 2013
Com a urgência poética de milhões de olhos surge, na literatura contemporânea, a antologia Pretextos de Mulheres Negras.O volume de quase 140 páginas apresenta em cada uma das 22 autoras – 20 de São Paulo e as convidadas Queen Nzinga Maxweell (Costa Rica) e Tina Mucavele (Moçambique) – subjetividades e autorrepresentações, seja nos textos, nas imagens, nos perfis biográficos ou na forma como lutam por resistência, memória, pertencimento, ludicidade, corporeidade, musicalidade, religiosidade e outros valores presentes nas africanidades e na diáspora.
“Temos a intenção de religar os nossos vínculos ancestrais e também escrever a melodia dos nossos próprios ritmos”, anuncia a organizadora do livro, Elizandra Souza.
A obra é parte das ações do coletivo Mjiba, que fortalece o protagonismo da mulher negra em diferentes esferas e foi também inspirada no livro “Oro Obínrin – 1º Prêmio Literário e Ensaístico sobre a Condição da Mulher Negra”, publicado em 1998. O volume é também uma homenagem a escritora Maria Tereza (em memória) e faz também referência às crianças do círculo de convivência das autoras.
Na apresentação, as palavras de Conceição Evaristo “gosto de escrever, na maioria das vezes dói, mas depois do texto escrito é provável apaziguar um pouco a dor, eu digo um pouco... gosto de dizer ainda que a escrita é pra mim o movimento de dança-canto que o meu corpo não executa é a senha pela qual eu acesso o mundo” resumem o processo. “Este processo foi vivenciado pelas convidadas... somos a continuidade de mulheres negras e precisamos, como toda plantação, replantar e espalhar novas sementes”, pontua Elizandra Souza.
Sobre a obra e o coletivo Mjiba
A antologia teve a organização de Carmen Faustino e Elizandra Souza traz o projeto gráfico de Nina Vieira e ilustrações de capa e homenagem feitas por Renata Felinto. Já as fotografias das autoras foram clicadas por Chaia Dechen.
As ações do coletivo Mjiba são inspiradas na palavra, que originária da língua chona, de Zimbabuê, onde as jovens mulheres revolucionárias enfrentaram as tropas britânicas e lutaram pela independência do país. Tocada pela história, a poeta Elizandra Souza publicou, de 2001 a 2005, o fanzine chamado Mjiba e desde 2004 realiza o evento ‘Mjiba em Ação’, quando homenageia a mulher negra próxima a data de 25 de julho.
Informações: (11) 9825140-24/98651-2546
E-mail: mjiba.comunicacao@gmail.com
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Jornal Voz da Leste precisa da sua colaboração
Olá parceiros e leitores do Jornal Voz da Leste.
O Jornal Voz da Leste foi criado à partir de um movimento popular interessado e divulgar notícias da periferia para a periferia e para o mundo. Notícias que contemplam realmente a voz do povo periférico que não é ouvido e contemplado da maneira adequada em jornais de massa.
É um jornal distribuído gratuitamente pelas periferias, movimentos populares e saraus de São Paulo.
Contanto agora o Voz da Leste precisa de sua ajuda para continuar. Pois ele foi criado também graças à sua contemplação no Programa VAI. Porém houve um furo financeiro no projeto e ele precisa de nossa ajuda para continuar levando nossa voz e o que há de melhor de notícia, opinião e poesia da periferia.
Para isso foi criado um Vaquinha, onde podemos doar pelo menos 5 reais para que o jornal possa se inscrever novamente no projeto, sanar a dívida com a gráfica das duas últimas edições e não sujar o nome do proponente do projeto.
Ficaremos muito gratos, pois o Voz da Leste é um jornal livre que merece continuar.
Saiba como doar clicando no link abaixo:
http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=247306#.UvBPn_1GCGQ.facebook
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Comunidade do Conto
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
Consciência Indígena e 1ª Antologia O que dizem os umbigos?!!
Sábado agora O Sarau O que dizem os umbigos?!! lançará sua primeria antologia e temos o prazer de convidar a todos para essa grande festa.
Como não poderia deixar de ser, homenagearemos o dia nacional da Consciência Indígena que é no dia 20 de janeiro, mas comemoraremos na data de nosso sarau dia 18, o dia 20 é data criada pelos próprios indígenas para lembrar as lutas de nossos guerreiros, como Cacique Aymberê, Marcos Terena, Cunhambebe, cacique Marcos Verón, dentre tantos outros, e também as nossas raízes a nossa cultura.
Além de muita poesia, dançaremos muito samba rock com o grupo Florandu Acordes. E teremos exposição e vende de arte, instrumentos e artesanatos com África em Mãos: A arte Griô e Ricardo Bressan com suas lindas rabecas.
Sarau O que dizem os umbigos?!! – Consciência Indígena – Lanç. Antologia O que dizem os umbigos?!!
Quando: 18 de janeiro às 18 horas
Local: GRCS Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara
Próx. a Praça Silva Teles centro do Itaim Paulista)
Rua: José Cardoso Pimentel,1B Itaim PTA- SP - Cep: 08149-400
Informações: http://oquedizemosumbigos.blogspot.com