Essa expedição irá colher provas contra a violência causada aos indígenas Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul, e também pesquisará o solo e o território para provar a degradação da natureza causada pela agropecuária. Para saber mais sobre o projeto e apoiá-lo, clique no link acima, precisamos da colaboração de todos.
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Pra fechar o ano!
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Por quê não cantaste nessa manhã bem-te-vi?
No dia 18 de novembro Raberuan partiu com os bem-te-vis, porém deixou uma bonita obra e uma linda história pelos lugares onde passou.
O Raberuan participou do sarau O que dizem os umbigos?! a convite do nosso amigo Akira. Nos lembramos com carinho desse momento especial e da energia boa que essa dupla nos trouxe nesse dia. Hoje a história e a obra de Raberuan é propagada por seus amigosm parentes e todos aqueles que estão conhecendo sua arte, artistas como ele nunca cairão no esquecimento.
No vídeo abaixo uma apresentação do Raberuan no sarau da Casa Amarela, organizado pelo Akira e Sueli Kimura:
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Lunetim Mágico + Escola Livre de Cinema
PROGRAMAÇÃO CINECLUBE LUNETIM MÁGICO
Escola Livre de Cinema e Vídeo
Exibição de exercícios produzidos pela TURMA – 5 e também por Núcleos de Criação Cinematográfica da ELCV.
QUANDO:
sábado – 26 de Novembro – 18h
LOCAL:
Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239 – conjuntos 13/14 – São Paulo.
Informações:
(11) 3214-3906
Programação
Cenas “Interpretação pra Cinema”
Exibição de 08 exercícios produzidos durante o curso de Interpretação orientado por Luciana Canton.
CICLOS
(ficção / 03’/ 2011)
Um monociclo em busca de um sentido para sua existência. Curta produzido durante o projeto Noite de Kino, da Kinoforum, e orientado por André Saito. Realização: Turma-5.
PERNOITE
(ficção / 15’ / 2011)
Toda noite a cidade encontra e revela personagens, desejos reprimidos, fetiches, vontades, dualidades. Uma volta no carro com a travesti Sheyla, pelas ruas do centro de São Paulo, conta um pouco de sua história e penetra neste curioso universo. Documentário produzido durante o Curso Santo André Documenta, orientado por Bruno Carneiro. Direção, fotografia e roteiro: Cibele Appes e Eduardo Alves.
OS 03 HOMENS FRIOS
(ficção / 8’34”/ 2011)
Movidos pelo desejo de vingança, três amigos vão à procura do assassino da irmã de um deles, sem mensurar as consequências. Curta produzido como Trabalho de Conclusão de Curso / Turma-4. Direção e Roteiro: Diego Urbaneja – Produção: Ana Paula de Souza – Direção de Fotografia: Bruno Reinoldes.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Sexta em Suzano
A Associação Cultural Literatura no Brasil em parceria com a Prefeitura de Suzano realiza nesta sexta-feira, 18/11, a partir das 19h30, mais uma edição do sarau LiteraturaNossa. A atividade será realizada no Ponto de Cultura "Círculo das Letras" (Rua Bandeirantes, 606, Jd. Revista, Suzano, SP).
O sarau que é realizado toda terceira sexta-feira do mês, conta com a presença dos moradores do bairro e de pessoas de fora da cidade.
Nesse dia as apresentações estarão voltadas para a reflexão do mês da consciência negra. Haverá recital de poesias, folia de reis, rap, teatro, música e dança.
As informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4752-3996 com Cákis ou Landy Freitas.
sábado, 22 de outubro de 2011
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Sarau na comunidade
Sarau na comunidade promete espantar o frio e a chuva
A Associação Cultural Literatura no Brasil em parceria com a Prefeitura de Suzano e com o Governo Federal realiza nesta sexta-feira, 21/10, a partir das 19h30, mais uma edição do sarau LiteraturaNossa. A atividade será realizada no Ponto de Cultura "Círculo das Letras" onde é a sede da associação (Rua Bandeirantes, 606, Jd. Revista, Suzano, SP).
O sarau é realizado toda terceira sexta-feira do mês e conta com a presença em massa dos moradores do bairro e de pessoas de fora da cidade.
Nesse dia haverá várias apresentações, entre elas recital de poesia, leitura dramática, dança, música, exibição de curta-metragens e teatro.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4752-3996.
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Viagem Literária
A escritora Ivana Arruda Leite fará uma palestra gratuita em Suzano na próxima quinta-feira, 13/10, às 20h, na Biblioteca Pública "Maria Eliza de Azevedo Cintra" (rua Benjamin Constant, 682 – Centro). A visita da escritora faz parte do projeto Viagem Literária, desenvolvido pela Secretaria de Cultura em parceria com o governo do Estado.
O projeto dá continuidade ao Trajetória Literária, que é desenvolvido em Suzano e trouxe grandes nomes da literatura ao município, como Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Paulo Lins, entre outros.
Durante a palestra Ivana Arruda falará de sua trajetória literária e conversará com o público a respeito de suas produções.
Para o coordenador literário da Secretaria de Cultura de Suzano, Ademiro Alves, o Sacolinha, essas palestras têm estimulado muitos leitores e escritores suzanenses, além de cumprir com o objetivo principal que é aproximar o público leitor de autores de referência.
A entrada para a atividade é gratuita e não necessita a retirada de convites.
SOBRE A AUTORA
Mestre em Sociologia pela USP, Ivana Arruda Leite nasceu em Araçatuba, em 1951. Publicou três livros de contos, entre eles Ao Homem que Não Me Quis (2005), finalista do prêmio Jabuti. Escreveu uma novela, livros infantojuvenis e dois romances: Alameda Santos (2010) e Hotel Novo Mundo (2009), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Participou de inúmeras antologias, dentre as quais: Geração 90 – os Transgressores, 25 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira, Contos de Escritoras Brasileiras.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Pavio e Lançamento
Evento contará ainda com o lançamento dos livros "Utinga" e "Mistério Mulher" de Mateus Nascimento.
Sábado, dia 08/10, será realizada mais uma edição do tradicional sarau Pavio da Cultura, a partir das 20h, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano - SP). A atividade é uma parceria da Prefeitura de Suzano com a Associação Cultural Literatura no Brasil.
Durante o sarau será lançado os livros "Utinga" e "Mistério Mulher" do escritor suzanense Mateus Nascimento.
Teremos ainda mais a última etapa de seleção dos interessados em participar do CD de Literatura II, publicação em áudio que será lançada em dezembro desse ano, com 24 poesias, contos, crônicas e cordel.
Os interessados em se apresentar no sarau devem chegar com 30 minutos de antecedência, às 19h30.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4747-4180.
domingo, 2 de outubro de 2011
Pavio da Cultura - CD de Literatura II
ATENÇÃO: Última chance para quem quer fazer parte do CD de Literatura II.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Sarau receberá exposição ‘Pensaela’
No dia 15 de outubro o sarau O que dizem os umbigos?!! receberá a exposição Pensaela de Dayane Okipney à partir das 18 horas na Casa de Cultura Itaim Paulista.
Pensaela
Dayane...
Dayane Okipney tem 22 anos. Uma típica leonina envolta por sua ascendência pisciana. É formada em Artes Visuais , desenha desde criança e a pouco tempo, começou a passar seus sonhos e anseios para as telas. Tem como influência artistas como: Dave Mckean, Gustav Klimt, René Magritte e Bill Sienkiewicz. Sua inspiração provém das Histórias em Quadrinhos, da psicologia analítica de Carl Gustav Jung , do estudo sobre signos e símbolos, das máscaras da Commedia dell’arte e do universo fantástico.
A exposição
“Pensaela” é uma exposição que trata sobre auto-descoberta, sentimentos, crenças e sonhos. Os personagens presentes são fragmentos de consciência, arquétipos mentais, como se cada emoção ou passagem de vida tomasse uma forma concreta. Desta forma, não há máscaras ou maquiagens, pois cada ser representa a si mesmo da forma que é. Há porém, leituras simbólicas e subjetivas sobre o que representaria cada personagem a aquele que a observa. A exposição começa com as primeiras experiências da artista com a tela, de forma a mostrar como cada pintura evolui junto com seu auto-conhecimento.
“Na mesma tela se pintou vários quadros,muitos além do que se imagina.A cada minuto, um novo borrão, as vezes até sem querer, era dispensado sobre a paisagem e essa se tornava um retrato.O mesmo ocorria com os retratos; quando começava-se a definir as feições, o mesmo se tornava uma figura abstrata. E a figura virava um animal e o animal uma composição de cores indefinidas. No mesmo suporte surgiram marginais, gueixas, fadas, monstros, adultos e crianças.Chegou a cair, tombar, rachar, mas nunca quebrou na verdade. As águas já quase estragaram suas aquarelas e o que era olho virou boca, o que era sonho virou realidade, o que era desejo se tornou pesadelo. Ninguém distinguia o que ali surgia a cada virada de pincel, só reconheciam que sempre seguia um estilo único, que era o de transformação incessante das formas indefinidas. Mas para onde isso iria e para que era feito não se sabia, muito menos quem era o pintor daquela tela. Ás vezes chegava-se a pensar que cada pessoa que colocasse os olhos sobre a pintura tinha o poder de modificá-la. Era uma tela feita pelo mundo, e o mundo rejeita o que é feito pelas próprias mãos, com medo de cair na desgraça de Narciso e deixar-se inebriar pela beleza de ser o que se é. Ou então,o medo de ficar preso a sua própria imagem e com isso perder o direito da tão almejada metamorfose ambulante.”
Enamorados – Dayane Okipney – 2010 – acrílica, spray, esmalte e colagem sobre tela
Visitem: http://pedacosdela.blogspot.com/
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Lundu do Escritor Difícil
Eu sou um escritor difícil
Que a muita gente enquizila,
Porém essa culpa é fácil
De se acabar duma vez:
É só tirar a cortina
Que entra luz nesta escurez.
Cortina de brim caipora,
Com teia caranguejeira
E enfeite ruim de caipira,
Fale fala brasileira
Que você enxerga bonito
Tanta luz nesta capoeira
Tal-e-qual numa gupiara.
Mas gaúcho maranhense
Que pára no Mato Grosso,
Bate este angu de caroço
Ver sopa de caruru;
A vida é mesmo um buraco,
Bobo é quem não é tatu!
Eu sou um escritor difícil,
Porém culpa de quem é!...
Todo difícil é fácil,
Abasta a gente saber.
Bajé, pixé, chué, ôh "xavié"
De tão fácil virou fóssil,
O difícil é aprender!
Virtude de urubutinga
De enxergar tudo de longe!
Não carece vestir tanga
Pra penetrar meu caçanje!
Você sabe o francês "singe"
Mas não sabe o que é guariba?
— Pois é macaco, seu mano,
Que só sabe o que é da estranja.
Mario de Andrade
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
PROGRAMAÇÃO CINECLUBE LUNETIM MÁGICO
(EM FRENTE AO BAR IBOTIRAMA)
lunetim@hotmail.com
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Sarau O que dizem os umbigos?! Manoel de Barros
Este mês o sarau irá homenagear o escritor Manoel de Barros, que mostra a beleza e a sutileza das coisas simples em sua escrita. Também haverá o lançamento do livro O bravo brado de um bardo no território das imaginações! de Cássio Aquino. Com certeza será uma noite linda e cheia de poesia.
Aguardamos a todos! Compareçam, divulguem e compartilhem em suas redes sociais.
Traga seu umbigo!
Lançamento de Livro de Cássio Aquino–dia 17 de setembro
Sábado agora! Dia 17 de setembro, receberemos em nosso sarau o escritor Cássio Aquino, que irá lançar seu livro O bravo brado de um bardo no território das imaginações! Livro de poesias e textos ilustrados. Para quem quiser adquirir um no sarau é só levar 15 mangos para comprar, durante o sarau o escritor apresentará um pouco de sua obra. Não percam!!!
http://oquedizemosumbigos.blogspot.com
Sarau O que dizem os umbigos?!
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Sarau da Casa Amarela
No dia 2 de setembro à convite do Akira Yamasaki (http://blogdoakirayamasaki.blogspot.com), nós do sarau O que dizem os umbigos?! visitamos o sarau da Casa Amarela (http://www.acasaamarela.net) que teve como convidado especial o cantor e compositor Edvaldo Santana, muito conhecido e oriundo da região de São Miguel Paulista.
Para nós foi um grande prazer conhecer esse sarau e esse espaço; no local além do sarau houve exposições de obras de artes e poesias espalhadas pela casa, muito acolhedor com frequentantes de boa energia.
Edvaldo Santana nos presentou com o seu novo cd, o qual será cd da playlist fixa do nosso sarau, pois se há uma boa maneira de receber os nossos convidados é também com uma boa música.
O cd trás músicas de blues e mpb compostas pelo próprio Edvaldo, em uma delas Fabiana Cozza faz participação. As músicas contam sua história, sentimentos e reflexões que se tornam universais e eternizados nas gravações. As músicas são lindíssimas e aconselhamos a todos que adquiram pois é uma obra prima.
Quem quiser ouvir um pouco e ter certeza de que deve adquirir podem ouvir por esse link: http://www.tratore.com.br/cd.asp?id=7898515692185
O sarau foi filmado por Big Charlie que disponibilizou alguns videos no youtube, no video abaixo uma das apresentações em que eu (Samara Oliveira) e Daniel fizemos, com a música Eulália, de minha composição.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Sarau de Suzano
Durante o sarau será divulgado o resultado do 7º Concurso Literário de Suzano - Edição Moacyr Scliar que premiará os 22 melhores textos nas categorias de conto e poesia.
Os interessados em se apresentar no sarau devem chegar com 30 minutos de antecedência, às 19h30.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4747-4180.
Casa cheia! no sarau de 2 anos de existência e resistência.
No dia 20 de Agosto o Sarau " O que dizem os Umbigos" completou 2 anos de existência e resistência, como ação permanente na Casa de Cultura do Itaim Paulista.
Neste dia celebramos junto aos amigos, parceiros, moradores do Itaim Paulista o aniversário do Sarau com muita poesia, música, teatro, dança e arte!
Contamos com o lançamento do livro " Quem roubou Quem? de Ana Paula do Santos Risos, atriz e escritora, que declamou alguns de seus poemas e nos falou sobre a sua escrita que traz a realidade cruel das grandes cidades como São Paulo, e sobre os confinamentos do ser humano.
O evento que é aberto a variadas manifestações artisticas se tornou nesse tempo um espaço de troca, onde cada um compôs parte dessa história, fazendo do nosso Sarau um local de diálogo onde todos os " Umbigos" dizem aquilo que pensam.
Foi lindo ver a casa cheia, muita gente ocupando o espaço público e dialogando, mostrando que é possível fazer uma ação cultural todos os 3ºs sábados de cada mês. Nada disso seria possível sem a presença do povo, que sempre marca presença no sarau a cada edição.
Viva a Nossa história!!!
Viva o Sarau!!
Que muitos anos possam vir cheios de arte para que sempre possamos dizer e ouvir:
" O que dizem os Umbigos?!"
Agradecemos os amigos Rodrigo Itri e Akira por terem registrado alguns momentos do sarau. SALVE!