quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007
Ato contra o aumento das tarifas - FLCA
Amanha, quinta feira , as 16h acontecera O GRANDE ATO CONTRA O AUMENTO DAS TARIFAS!!!Cada centavo que se aumenta nas tarifas dos transportes, um grupo de pessoas é excluido na sociedade.Por isso nao podemos permitir mais exclusoes, nesta quinta sairemos todos as ruas pra mostrar que ainda estamos indignados, mesmo três meses depois do aumento para R$2,30.O prefeito Kassab esta higienizando a cidade, demitindo professores, tirando bolsas aluguel e despejando moradores honestos de suas casas, diminuindo as verbas para cultura(que ja são poucas), PROIBINDO manifestaçoes, faixas, outdoors e carros de som, pretende fechar casas de cultura, esta censurando, agredindo manifestante, perseguindo vendedores ambulantes, esta colocando a policia contra estudantes (ao invez de bandidos), pretende aumentar o preço das tarifas de trem e metrô pra R$2,60(em abril), e principalmente nem eleito pelo povo ele foi. Ele esta contra todos, menos dos empresarios dos tranportes.Chega, chega, chega!!!A hora é essa!!!Contra o governo de kassab e suas tarifas altas, nesta quinta sairemos todos as ruas. PARADO NÃO DA MAIS PRA FICAR!!!!Havera o encontro no Teatro Municipal (Centro de São Paulo), as 16hs.Entre em contato com a Frente de Luta Contra o Aumento das Tarifas, e saiba o que mais pode ser feito, antes que a tarifa aumente de novo.
e-mail: frentecontraoaumento@yahoo.com.br
Por FRENTE DE LUTA CONTRA O AUMENTO
Casa de Cultura do Itaim Paulista
fone: 6963 2742
Horário de funcionamento: terça a domingo das 8h às 21h
A Casa de Cultura do Itaim Paulista é um local onde sempre poderia haver atividades culturais para a população sair da frente da televisão nos fins de semana. Porém por falta de planejamento ou até desinformação das pessoas, não é isso o que acontece.
Para utilizar aquele espaço, basta que as pessoas façam um OFÍCIO dizendo para quê vão utilizar o mesmo, e assinar algumas coisinhas básicas.
Porém no que se trata de divulgação, a Casa de Cultura não colabora muito. As agendas demoram a sair e são muito mal diagramadas. Os eventos ficam em lugares escondidos, com letras e formatações que passam despercebidos pelas pessoas.
O mural de eventos da região geralmente ficam dentro da Casa. Muita gente passa por lá e nem sabe que é lá que fica a Casa de Cultura e, por isso, também não sentem a mínima vontade de entrar no local.
De vez em quando ela fica sem faxineiros e seguranças, o que diminui o tempo de utilização do espaço. Pois sem segurança a Casa tem que fechar cedo. Sem faxineiros, quem faz a faxina é quem organizou algum evento lá só para não passar vergonha.
Já foram assinados vários abaixo-assinados para reformar a Casa, porém nada foi feito. A única coisa que fizeram quando acabou a gestão da Marta, foi tirar as cores do PT para colocarem as cores do PSDB. Resultado: A Casa de Cultura ficou parecendo uma gema de ovo gigante. Porém, graças aos nossos amigos grafiteiros, hoje por fora, a Casa de Cultura ficou melhor que um ovo sem graça. Agora é um ovo grafitado. Por dentro é mesma merda de sempre.
Tem uma biblioteca abandonada, empoeirada e sem nenhum controle do entra e sai dos livros, está jogada às traças.
A coisa boa é que lá ocorre algumas oficinas para a população, a coisa ruim é que elas não ficam sabendo.
Há um completo descaso do governo, mas também não podemos esquecer que o espaço é público e por isso também temos que lutar por ele. Organizar eventos, fazer multirões e mostrar para os governantes a importância do local, para que enfim eles se sintam obrigados a colaborar.
Por S.S.O
1° Sarau Sócio-Cultural - Casa de Cultura Itaim Paulista
As pessoas que participaram da organização fizeram uma divulgação muito dedicada e um tanto quanto complicada. Com o dinheiro do próprio bolso fizeram a tão famosa "vaquinha", que serviria para imprimir alguns cartazes e panfletos, mas não era o suficiente. Então o jeito foi procurar ajuda dos comerciantes, em troca de anúncios, 4 deram 25 reais. O que ajudou muito, com o dinheiro na mão foi só montar e imprimir/xerocar os cartazes e panfletos e mãos-à-obra.
A divulgação foi feita de porta-a-porta no Itaim Paulista, conversando com os moradores e os convidando a participar do sarau com sua arte. Também foi feita uma forte divulgação nos trens, onde vestidos de passes e bilhetes-único gigantes, os jovens que lutam pela liberdade de expressão e de ir e vir, divertiam pessoas e as convidava a fazer a diferença.
Foram dias e dias de divulgação e procura de comerciantes dispostos a colaborar (a maioria negou esta pequena ajuda). Até que chegou o grande dia.
O sarau foi marcado para às 14:00h, mas este horário ainda não havia ninguém no local, além dos próprios organizadores, porém lá para às 15:00h o pessoal começou a chegar e lá para às 15:20 o sarau começou.
No início as pessoas não estavam dando os nomes para se apresentarem, mas com o decorrer do sarau muitas pessoas se encorajaram e apresentaram: poesia, teatro, música. Mesmo com o horário quase estourando, as pessoas não paravam de chegar e se apresentar.
Foi muito gratificante para todos esta experiência, as pessoas notaram que podem por elas mesmas fazer a diferença. Decidiram que sempre usariam aquele local para organizar saraus.
Pois se a cultura (burguesa) não vem até a gente então nós mostramos que nós somos a nossa cultura. Não precisamos de documento para mostramos que somos artistas. A nossa arte está espalhada por todo canto. Fomos nós que inventamos o samba, mas nem por isso nossa vida é carnaval.
PS. Isso foi só um resuminho básico de tudo o que aconteceu.
Para descontrair: http://carlosscheifer.tripod.com/Divertidas/passarinho.htm
Por S.S.O
terça-feira, 27 de fevereiro de 2007
Evento Nós por Nós - Ajudem a divulgar
Dia: 10 de Março
Horário: à partir das 16:00h
Local: Rua Flor de Liz, 465 - Quinta da Boa Vista - Itaquaquecetuba
Para quem vier de Mogi, Suzano, Poá de busão, pegar o Arujá oi St. Isabel e descer na Estrada St. Isabel no ponto da Thevear. Pra quem vier de São Paulo, pegar o Arujá que sai do Brás, ou o Itaquá (jd. Pinheirinho) que sai da Est. Carrão.
De St. Isabel pegar o Mogi
De Arujá pegar o M. Brás ou São Miguel.
Informações: 7298-3406 (Rodrigo) 9565-4405 (Getúlio) 8427-5336 (Diego)
Estamos fazendo a divulgação coletivamente, a pessoa pega a zine, tira xerox e passa pra outra. Façam isso também, por favor :)
Para quem estiver interessado na Zine, entra nestes links:
http://br.briefcase.yahoo.com/bc/sasimara/lst?.dir=/Amigos&.view=l http://us.f13.yahoofs.com/bc/444ace71maa560600/bc/Amigos/N%f3s+por+N%f3s+-+Zine.doc?bfyEH5FBQ8HkivVj
Tem duas imagens, e aparecer só uma clique um pouco mais abaixo da primeira no vazio para aparecer a outra. Os arquivos demoram um pouquinho para carregar, não é problema do seu computador, rs.
Por S.S.O (Nós por Nós)
Nós por Nós - Texto da Zine
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007
Primeiro Sarau Nós por Nós - Arte na Praça
Nós por Nós - Resgate cultural de Itaquaquecetuba
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007
Sarau Sócio-Cultural Itaim Paulista
CALÇADÃO CULTURAL DE SUZANO
O Calçadão Cultural é um espaço de artistas sem espaços que acontece todos os sábados das 10h às 17h, com exposição de quadros, livros, cd´s e caricaturas. É tipo uma feira cultural, e o bom é que se pode comercializar.
A razão das punições não funcionarem
Adaptação de Poemas de Bertolt Brecht é CENSURADA no CEU Curuçá
As pessoas da comunidade indo embora no momento em que lutávamos pela arte e pela liberdade de expressão. Aquelas pessoas estavam começando a freqüentar o local, que é um dos poucos locais culturais e antes de "livre expressão" que elas poderiam utilizar para o estímulo do pensamento e da consciência crítica aos fins de semana. As pessoas tiveram que voltar tristes para casa, enquanto passava na televisão programinhas fúteis de auditório. Eles têm medo de nós como seres pensantes e não meros consumistas de arte barata e panfletária para determinados partidos políticos e pessoas oportunistas pensando em fama e popularidade em um futuro próximo.
Não podemos nos deixar calar. O CEU é um espaço público e não deste ou daquele prefeito. Temos o direito de livre expressão na Constituição:
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. obs.dji.grau.2: Art. 2º, Conselho de Comunicação Social - L-008.389-1991.
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo além da indenização por dano material, moral ou à imagem
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Estas são só algumas leis"...
Por S.S.O (Loucura Alternativa)
Leia mais notícias sobre o assunto: