segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Denúncia - Homofobia e Racismo na CPTM

Á Comissão de DH da ALESP, à Comissão de DH da OAB/SP, ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, à Olvidoria de Polícia do Estado de SP, à Defensoria Pública do Estado de SP:

Saudações!

Venho através deste comunicar fato que presenciamos na noite de ontem, 27 de setembro, no trem da CPTM que viajava de Calmon Viana com destino ao Brás (chegou na Estação Brás às 22h22).
Viajavamos de São Miguel Paulista com destino ao Brás, presenciamos o embarque de um grupo de jovens homossexuais (um negro e 3 pardos), que estavam na companhia de uma moça. Os jovens homossexuais brincavam, alegremente; as demais pessoas no trem em sua maioria não estavam incomodadas com as brincadeiras dos rapazes. De repende, surgiu a polícia da CPTM e o que presenciamos só é normal e aceitável na Alemanha Nazista.
Os 4 homossexuais e a moça foram abordados de forma violenta pelas milícias da CPTM, foram arrancad@s do trem de forma violenta e vexatória. A seguir, cerca de uma dezena de homens pardos, que estavam sentados próximo ao grupo de homossexuais, também foram arrancados do trem de forma violenta e vexatória. Todo o grupo foi "enquadrado" pelas milícias da CPTM, assim como a gente costuma ver a PM revistando pessoas pobres.
Com a respiração ofegante um dos policiais da CPTM ainda retornou ao trem, abaixou-se para ver o botton na minha mochila e ler o que estava escrito na bolsa do rapaz que me acompanhava. Por um trís não fomos jogad@s do trem também.
Tamanha violência gratuita por parte da milícia da CPTM, parece que além do ataque homofóbico tinha também um caráter racista, da forma como presenciamos o homossexual negro e os pardos serem abordados pelas milícias da CPTM. Seja como for, é inadmissível a gente pagar dois reais e quarenta centavos para se sentir em viagem de volta à Alemanha Nazista.

Assim sendo e bem assim, pelo acima exposto, solicitamos das Autoridades a quem esta mensagem está dirigida, que tomem as providências cabíveis para com o Caso em Tela com URGÊNCIA URGENTÍSSIMA, de modo a coibir novos atos semelhantes por parte das milícias da CPTM.

Cordialmente,

Miryám Hess - Promotora Legal Popular, Conselheira do CGRBCV (Programa MAB/UNESCO), MsC em Energia pela USP, Servidora Pública Municipal.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cineclube Lunetim Mágico

O Cineclube Lunetim Mágico, em parceria com o Cineclube Baixa Augusta estarão nesse sábado, 27 de setembro, mais uma vez com seu projeto de exibição vídeo independente e, também, juntamente com o projeto Degusta Groove mostrando filmes e boa música sempre andaram juntos.

A idéia é bem simples: às 19 horas começa as projeções, nesse mês temos 4 curtas. Depois há um bate papo descontraído onde diretores, produtores, atores, atrizes, realizadores em geral conversam sobre os filmes e outras coisas. Com isso todos se conhecem e, de repente, até pode daí surgir uma parceria para futuros projetos.

Enquanto isso os DJs vão se aquecendo nos pick-ups. Depois a música já ganha o ambiente, e para quem fica a conversa continua e todos que quiserem podem tomar uma cervejinha e curtir um som agradável.

Nossa programação para dia 27:

Não são anjos o que comem com Deus – 5:43 min.
Dir.: João Luís de Brito Neto e Cacá Mendes

Vídeopoema documentário, em plano seqüência, a partir de detalhes da instalação do artista plástico Siron Franco no pavilhão 2 do antigo presídio Carandiru.

Sentidos da dança – 8:11 min.
Dir.: Danilo Pericoli

Documentário sobre uma professora que, voluntariamente, ensina balé clássico para garotas com deficiência visual.

Cambiados – 26 min.
Dir.: Stella Gafo

Dois imigrantes, vindos da Bolívia, contam, paralelamente, suas histórias de vida e trajetórias no Brasil. Juntamente com a experiência de uma escola municipal que busca a integração das crianças.

Em busca do gozo perdido – 16min.
Dir.: Alex Magnus e Fernando Frias

O cenário pornográfico do centro velho de São Paulo e seus personagens, sob o ponto de vista urbanístico e sociocultural.


Quem quiser chegar será bem vindo. Também estamos esperando seu vídeo. Fale com a gente.

www.lunetim.com.br

curtas@lunetim.com.br

11 – 7038-6836

CINECLUBE LUNETIM MÁGICO
RUA AUGUSTA 1239, 1º. ANDAR, CONJUNTOS 13 E 14
PRÓXIMO A LANCHONETE IBOTIRAMA
METRÔ CONSOLAÇÃO
SÁBADO, 27 DE SETEMBRO
19 HORAS

Em Suzano!

Pavio Erótico terá diversas apresentações

A penúltima sessão do Pavio Erótico deste ano, que acontece no sábado (27/9), às 20h, contará com a participação de grupos de dança, literatura, música e teatro. A atividade será realizada no Centro de Educação e Cultura "Francisco Carlos Moriconi" (Rua Benjamin Constant, 682 – Centro - Suzano - SP). A entrada é gratuita.

O público presente poderá conferir a performances do Grupo de Dança de Guarulhos. Uma mistura de literatura e teatro será apresentada pelo grupo Rafos, do Itaim Paulista. A dança do ventre também estará presente, com a participação da Cia. Fernanda Itaquá. Haverá também a exibição de um trecho do filme "Garotas do ABC", do diretor Carlos Reinchenbach.


Promovido pela Prefeitura de Suzano desde 2005, através de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Saúde, o projeto foi o grande vencedor da VIII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que ocorreu de 25 a 29 de março deste ano na cidade de Bauru. O projeto, que acontece trimestralmente no município, sempre no último sábado do mês, mistura música, dança, literatura, cinema e artes plásticas com um toque de erotismo. Há sorteios de kits eróticos e distribuição de preservativos.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CSS Antônio Martinez - Agenda

Dia 27 - Sábado Oficina de Desenho - Com Cardines
Escola de Arte e Ofícios "Maria Angelina Soares"
das 9h00 as 13h00


Conversas Libertárias - Palestra
Os Povos Indígenas - Movimento e Lutas - Com Miryan Hess
Apresentação de documentários sobre o "Santuário dos Pajés - Terra Indigena Bananal"
Pela Rede de Solidariedade entre os Povos
as 14h00


Espaço Xicão Xucuru - Sarau
A partir das 19h00

Dia 28 - Domingo
Grupo de Teatro do CCS Antonio Martinez
Reunião quinzenal
as 11h00


Rua Jaime Barcelos, 576 - Vila Jacuí, São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo
Próximo da Subprefeitura de São Miguel Paulista e em frente à Escola Estadual Tide Setubal.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Neste sábado tem...


Pavio Erótico
Música, Cinema, Literatura, Teatro e Dança.
Sábado, 27/09, a partir das 20h.
Local: Centro Cultural de Suzano
Rua Benjamin Constant, 682 - Centro - Suzano - SP
Fone: 4747-4180
GRATUITO

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

TRENS:

fotos: jonilson montalvão
www.jonilsonfoto.blogspot.com
www.olhares.com/jonilson





terça-feira, 16 de setembro de 2008

Nesta sexta

Fogueira, Literatura e Pipoca no Centro Cultural Boa Vista
Com o propósito de incendiar o debate sobre o fazer literário, o Centro Cultural Boa Vista recebe nesta sexta-feira (19/9), às 19h, a segunda edição do projeto "Fogueira, Literatura e Pipoca". Promovido toda terceira sexta-feira do mês, esta edição terá como tema "Literatura e suas vertentes". De acordo com o coordenador literário da Prefeitura de Suzano, Ademiro Alves, o Sacolinha, os participantes formam uma roda em torno de uma fogueira e discutem sobre o tema proposta. Após o debate, a atividade é encerrada com uma sarau literário. Todos os moradores da região podem participar e dar sua contribuição com o debate. "A primeira edição foi um sucesso, no decorrer da discussão surgiram idéias importantes relacionadas à literatura. Vamos continuar na mesma linha", destacou Sacolinha.
O Centro Cultural Boa Vista fica na avenida Katsutoshi Naito, 957, Suzano, SP.
Outras informações pelo telefone 4749-7556.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

É sábado agora!

13/9 – 16h

Cine-Cultura

Sempre no segundo sábado de cada mês, o Centro Cultural Boa Vista exibe um filme para a comunidade local. Após a exibição acontece um debate-papo com o público presente.

Filme do mês: O Circo – de Charles Chapplin – Dur. 120 min.

Realização: Associação Cultural Literatura no Brasil e Prefeitura de Suzano

Local: Centro Cultural Boa Vista, Rua Katisutosh Naito, 957 – Sesc/Boa Vista – Suzano - SP

Informações: (11) 4749-7556
GRATUITO



13/9 – 20h

Pavio da Cultura

Todos os segundos sábados de cada mês, músicos, atores, escritores, poetas, dançarinos e cineastas se reúnem para apresentar seus trabalhos neste sarau. O homenageado dessa vez é o poeta Manuel Bandeira.

Realização: Associação Cultural Literatura no Brasil e Prefeitura de Suzano
Local: Centro Cultural de Suzano, Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano

Informações: (11) 4747-4180
GRATUITO

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Miudeza

Texto: Jorge Américo
Ilustração: Pilar Mendes Dias

Sou peixe pequeno.
Tão pequeno,
Que qualquer pocinha d'água
É oceano.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Agenda Cultural de Suzano


Clique para ampliar

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O livro e seu valor


Vou-me embora pra Passo Fundo


Acabo de chegar em São Paulo. Estava numa cidade do interior do Rio Grande do Sul para desenvolver quatro palestras a respeito de minha trajetória literária e do meu segundo livro, o “85 Letras e um Disparo”, a convite do projeto “Mundo da Leitura” da Universidade de Passo Fundo, na pessoa de Tânia Rösing.
Confesso que esperava uma boa recepção, mas me surpreendi. Não sabia que seria tão valorizado como escritor, já que este rótulo está cada vez mais em baixa cada ano que passa.
O fato é que a cidade de Passo Fundo, que tem 200 mil habitantes, pensa e produz literatura. Imaginem que cheguei ao hotel e lá a maioria dos funcionários já conheciam o meu trabalho.
- Bah, então é tu que é o Sacolinha? Já li seu livro.
Outro:
- O senhor é quem é o personagem do conto Yakissoba?
E mais uma:
- Nossa, vi uma matéria com o senhor na TV. Estávamos ansiosos com sua presença.
Eita que fiquei feliz em saber que em alguns lugares as pessoas reconhecem o nosso esforço literário.
Mas isso não foi nada perto do que aconteceu.
Conheci um pouco da cidade através do Profº Eládio, que me acompanhou nos dois primeiros dias. Foi ele quem me apresentou uma praça que tem o nome de “Largo da Literatura”, onde há uma árvore plantada no meio do concreto e que seu fruto são as letras. Nesta mesma praça existem dois Túneis da Cultura, com acessibilidade para portadores de deficiência e que é usado para contação de histórias para a criançada.
Eládio me mostrou também os muros (na avenida principal) onde existem dezenas de poesias escritas, poesias que já passaram pelos ônibus e que depois dos muros vão para os livros. E são de autores da própria cidade.
Com tudo isso percebi que os monitores do Mundo da Leitura, não se preocupam apenas com o produto “livro”, mas valorizam os três instrumentos necessários para o fazer literário; o leitor, o livro e o autor.
Nas quatro palestras que ministrei falei para mais de 700 pessoas dos municípios de Sarandi, Barra Funda, Rondinha, Boa Vista das Missões, Palmeiras das Missões, Constantina e Passo Fundo. As palestras lotaram de adolescentes e jovens querendo participar. E percebi que todos eles tiveram um preparo para esse momento. Muitos leram o livro e fizeram grupos de estudo em torno dele. Portanto, eu já não mais esperava qualquer pergunta.
Concedi seis entrevistas para rádio, TV e para estudantes de jornalismo, falando de “Literatura” para ouvintes e telespectadores. Entendem? Falando de “Literatura”. Ressalto isso porque na maioria das entrevistas que dou, sempre querem saber qual a minha opinião sobre a violência na periferia, sobre a posição de fulano a respeito disso e daquilo, enfim, falo de tudo, menos do que eu gosto; a Literatura.
No segundo dia, eu estava com a manhã livre, e como sempre faço, saí do hotel para andar pelo centro da cidade. E não é que parecia que todos me conheciam?
Encontrei um monte de leitores pelas ruas, uns apontavam dizendo:
- Olha, é o Sacolinha, aquele das 85 Letras.
Outros me paravam para uma prosa. De noite encontrei mais três pessoas que disseram ter me visto passeando pelas ruas centrais.
É, não é a toa que Passo Fundo é a Capital Nacional da Literatura, os envolvidos com o projeto fazem jus ao nome. Que nasçam outras capitais da literatura, para que o leitor tenha um olhar literário e não somente de passa tempo e entretenimento. Para que o livro tenha seu valor histórico e cultural reconhecido e que o escritor seja valorizado como um trabalhador das letras, alguém que consiga sobreviver com o que faz. Como exemplo, eu cito o próprio Moacyr Scliar, meu amigo, que mora em Porto Alegre e tem mais de 70 livros publicados, mas até hoje ele não consegue sobreviver com as vendas dos livros e com as palestras. Ministra aulas de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul para complementar a renda.
E como se não bastasse tudo isso nesta cidade, fiquei vislumbrado com as estrelas no céu. Os professores que estavam comigo na volta de Sarandi, até estranharam, mas expliquei que aqui em São Paulo não se tem mais a oportunidade de ver as estrelas, a poluição e a correria do dia-a-dia não deixam. E pra ter uma idéia do sossego existente em Passo Fundo, os carros atingem uma distância considerável um do outro e consegue-se andar tranquilamente com o carro na quinta marcha. Viva a economia de combustível e a qualidade de vida.
A cidade é grande, mas consegue-se atravessá-la em 15 minutos. O ar tem aquele cheiro gostoso de mato e terra. É a natureza em evidência.
Vou-me embora para Passo Fundo, é lá que vou viver bem com os cinco filhos que pretendo ter.


Sacolinha, é autor dos livros “Graduado em Marginalidade” (romance – ed. do autor) e “85 Letras e um Disparo” (contos – 2ªed. Global editora).